A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO PERÍODO GESTACIONAL

Autores

  • Mariana Cabral Universidade de Vassouras
  • Milene Carvalho Teixeira Universidade de Vassouras
  • Thiago José de Oliveira Universidade de Vassouras
  • Anderson da Silva Souza Universidade de Vassouras
  • Iberico Alves Fontes Universidade de Vassouras
  • Wallace José Chicarino Oliveira Junior Universidade de Vassouras
  • Roberto Cesar Pereira da Motta Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.12688

Palavras-chave:

Exercício Físico. Gestante. Importância.

Resumo

É notório a importância da prática de exercícios físicos durante o período gestacional, onde vários benefícios são oferecidos à saúde da gestante, impedindo assim muitos desconfortos durante esse processo.O período gestacional dura cerca de 40 semanas, ocorrendo muitas mudanças fisiológicas, anatômicas e bioquímicas no corpo da mulher. Durante esse tempo, o exercício físico tem sido bem utilizado como estratégia custo-efetiva buscando melhorar a aptidão física e, portanto, a saúde da mulher gestante. Por meio de uma revisão integrativa de literatura foi feito um breve estudo em diversos periódicos dos anos de 2013 a 2023 nas seguintes bases de dados: Scielo (BVS) Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed para identificar estudos que comprovem a importância do exercício físico no período gestacional. Vários estudos relatam a importância do exercício na saúde da mãe e do feto, devido à diminuição do desconforto oferecido pelas alterações fisiológicas e físicas através das alterações funcionais devido ao aumento de peso das gestantes.

Biografia do Autor

Mariana Cabral, Universidade de Vassouras

Graduada do Curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Milene Carvalho Teixeira, Universidade de Vassouras

Graduada do Curso de Educação Física Universidade de Vassouras,RJ, Brasil.

Thiago José de Oliveira, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Anderson da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Especialização em Treinamento Desportivo, FIJ Faculdades Integradas Jacarepaguá, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Iberico Alves Fontes, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Atividade Física, Universidade Salgado de Oliveira, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Wallace José Chicarino Oliveira Junior, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Roberto Cesar Pereira da Motta, Universidade de Vassouras

Especialização Fisiologia Geral e Avaliação Funcional, FAMATH, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Como Citar

Cabral, M., Teixeira, M. C., Oliveira, T. J. de, Souza, A. da S., Fontes, I. A., Oliveira Junior, W. J. C., & Motta, R. C. P. da. (2024). A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO PERÍODO GESTACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2525–2533. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.12688