INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO E BEM-ESTAR DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Fernanda de Almeida University UNINQ
  • Telma Bete de Sousa University UNINQ
  • Marcia Guaraciara de Souza Borba University UNINQ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17341

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Intervenções psicológicas. Desenvolvimento. bem-estar. terapia.

Resumo

Este trabalho aborda as intervenções psicológicas voltadas para o desenvolvimento e bem-estar de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), um transtorno caracterizado por desafios na comunicação, interação social e comportamento. O objetivo geral da pesquisa é identificar e analisar as abordagens terapêuticas mais eficazes, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. A metodologia utilizada incluiu uma revisão sistemática da literatura, com a seleção de estudos que abordam intervenções como a terapia comportamental, a terapia ocupacional e a psicoterapia. Os resultados indicam que intervenções personalizadas, que consideram as particularidades de cada indivíduo, são fundamentais para promover habilidades sociais e de comunicação. Além disso, a inclusão da família no processo terapêutico é crucial para a eficácia das intervenções. As principais considerações finais ressaltam a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e a importância da formação contínua dos profissionais envolvidos no atendimento a indivíduos com TEA, visando não apenas o desenvolvimento das habilidades, mas também o bem-estar emocional e social.

Downloads

Biografia do Autor

Fernanda de Almeida, University UNINQ

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela, especialista em Alfabetização, Letramento e Inclusão Escolar, mestranda em Educação Especial da University UNINQ.

Telma Bete de Sousa, University UNINQ

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNIFRAN Universidade de Franca e Especialista em Educação Infantil pela UNIFRAN, mestranda em Educação Especial da University UNINQ.

Marcia Guaraciara de Souza Borba, University UNINQ

Mestranda em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado da University UNINQ, Orientadora do curso Master em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado da University UNINQ.

 

Downloads

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Almeida, F. de, Sousa, T. B. de, & Borba, M. G. S. (2024). INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO E BEM-ESTAR DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 1394–1408. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17341