INCLUSÃO ESCOLAR DE AUTISTAS: UM DESAFIO LONGE DE SER SUPERADO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS RECENTES

Autores

  • Maria Elisa Vaz de Faria University UNINQ
  • Marcia Guaraciara de Souza Borba University UNINQ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14809

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Autismo. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo buscou discutir a inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno caracterizado por inúmeros prejuízos comportamentais e cognitivos, que compromete habilidades físicas, psicológicas, emocionais e sociais e cuja etiologia ainda não está definida. A apreciação foi feita sob diversos pontos de vista. Em termos legais foi feita uma ampla análise das matérias que favorecem os alunos autistas. Sob a ótica dos professores foram levantadas questões como a falta de formação continuada e o despreparo para dar uma atenção adequada aos alunos com TEA. Olhando pelo prisma dos próprios estudantes, foi analisado o quanto é importante a convivência das crianças com as diferenças e as vantagens que esta traz para todos. Também foram abordadas as práticas pedagógicas e a ausência delas, além de buscar a visão dos pais com relação à inclusão escolar. As fontes de busca foram restritas aos materiais em meio digital, disponibilizados no site da Universidade de São Paulo (USP); no site da Academia.edu, bem como ao site SCIELO. Os períodos de coleta de materiais foi entre 2007 e 2024, sendo estabelecida esta limitação para os materiais revisados. Realizou-se uma triagem, selecionando apenas os materiais relacionados diretamente à inclusão escolar de crianças portadoras de TEA e suas diferentes perspectivas e que atendesse ao objetivo estabelecido.

Biografia do Autor

Maria Elisa Vaz de Faria, University UNINQ

Mestranda em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado da University UNINQ.

 

Marcia Guaraciara de Souza Borba, University UNINQ

Orientadora do Master em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado da University UNINQ.

Downloads

Publicado

2024-07-03

Como Citar

Faria, M. E. V. de, & Borba, M. G. de S. (2024). INCLUSÃO ESCOLAR DE AUTISTAS: UM DESAFIO LONGE DE SER SUPERADO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS RECENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 696–706. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14809