INCLUSÃO ESCOLAR DE AUTISTAS: UM DESAFIO LONGE DE SER SUPERADO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS RECENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14809Palavras-chave:
Inclusão escolar. Autismo. Práticas pedagógicas.Resumo
Este artigo buscou discutir a inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno caracterizado por inúmeros prejuízos comportamentais e cognitivos, que compromete habilidades físicas, psicológicas, emocionais e sociais e cuja etiologia ainda não está definida. A apreciação foi feita sob diversos pontos de vista. Em termos legais foi feita uma ampla análise das matérias que favorecem os alunos autistas. Sob a ótica dos professores foram levantadas questões como a falta de formação continuada e o despreparo para dar uma atenção adequada aos alunos com TEA. Olhando pelo prisma dos próprios estudantes, foi analisado o quanto é importante a convivência das crianças com as diferenças e as vantagens que esta traz para todos. Também foram abordadas as práticas pedagógicas e a ausência delas, além de buscar a visão dos pais com relação à inclusão escolar. As fontes de busca foram restritas aos materiais em meio digital, disponibilizados no site da Universidade de São Paulo (USP); no site da Academia.edu, bem como ao site SCIELO. Os períodos de coleta de materiais foi entre 2007 e 2024, sendo estabelecida esta limitação para os materiais revisados. Realizou-se uma triagem, selecionando apenas os materiais relacionados diretamente à inclusão escolar de crianças portadoras de TEA e suas diferentes perspectivas e que atendesse ao objetivo estabelecido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY