IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NO TRATAMENTO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18536

Palavras-chave:

Autismo infantil. Diagnóstico. Distúrbio no neurodesenvolvimento.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que compromete a comunicação social, a percepção sensorial e o comportamento. A identificação precoce dos sinais pela família possibilita intervenções multidisciplinares adequadas, favorecendo o desenvolvimento infantil. Este estudo analisa a relevância do diagnóstico precoce para crianças e adolescentes autistas, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em publicações de Google Acadêmico, SCIELO e PUBMED (2011-2024). Constatou-se que o diagnóstico precoce reduz o risco de sequelas mais severas e permanentes no desenvolvimento. No entanto, essa realidade é influenciada pela resistência social em compreender e normalizar o TEA, perpetuando mitos e preconceitos que dificultam tanto a aceitação familiar quanto a inclusão social. Portanto, a conscientização sobre o TEA, a ampliação dos serviços de saúde e a redução do estigma são essenciais para facilitar o diagnóstico precoce e garantir que todas as crianças tenham acesso às oportunidades de desenvolvimento que merecem.

Downloads

Biografia do Autor

Giovanna Costa Mota, UNIPAR

Graduanda do curso de medicina,autora, UNIPAR.

Yasmin Castilho Matsumoto, UNIPAR

Graduanda do curso de medicina, coatora, UNIPAR. 

Kalyne Nathan Paulino, UENP

Graduanda do curso de fisioterapia,coatora, UENP.

Larissa Saran Leviski, UNIPAR

Graduanda do curso de medicina, coatora, UNIPAR. 

Alanne Maia Santana, UNIPAR

Graduanda do curso de medicina, coatora, UNIPAR. 

Rosiley Berton Pacheco, UEM

Doutora em ciências biológicas, orientadora, UEM.

Rodrigo Leite Arrieira, UEM

Doutor em biologia,UEM,orientador.

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Mota, G. C., Christina Farias, M., Matsumoto, Y. C., Paulino, K. N., Leviski, L. S., Santana, A. M., … Arrieira, R. L. (2025). IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NO TRATAMENTO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 348–361. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18536