AUTISMO E SUAS POSSÍVEIS CAUSAS

Autores

  • Maria Elisa Vaz de Faria UNINQ
  • Marcia Guaraciara de Souza Borba UNINQ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14613

Palavras-chave:

Autismo. Informação. Causas.

Resumo

Este artigo buscou discutir as possíveis causas do autismo, um transtorno caracterizado por inúmeros prejuízos comportamentais e cognitivos, que compromete habilidades físicas, psicológicas, emocionais e sociais e cuja etiologia ainda não está definida. Tendo em vista o crescente interesse público pela questão do autismo, o aumento exponencial de diagnósticos do transtorno e a busca por mais informações a respeito do tema, tornou-se imprescindível o estudo mais profundo de suas possíveis causas. O presente trabalho tem como objetivo ajudar a sanar esta lacuna para contribuir com o diagnóstico e nortear possíveis ações a serem desencadeadas, tanto para a inclusão quanto para a melhoria da qualidade de vida do acometido pelo Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa foi realizada com as palavras-chave Autismo e Causas, associadas, ou Autismo separadamente, sendo considerados válidos os documentos que apresentassem esses termos no título e/ou resumo.As fontes de busca foram restritas aos materiais em meio digital, disponibilizados no site da Universidade de São Paulo (USP); no site da Academia.edu, bem como ao site SCIELO. Os períodos de coleta de materiais foi entre 2015 e 2024, sendo estabelecida esta limitação para os materiais revisados. Realizou-se uma triagem, selecionando apenas os materiais relacionados diretamente ao conhecimento do transtorno e suas respectivas causas e que atendesse ao objetivo estabelecido.

Biografia do Autor

Maria Elisa Vaz de Faria, UNINQ

Mestranda em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado pela UNINQ. Coordenadora de Pós-graduação do Cesufi Educacional

Marcia Guaraciara de Souza Borba, UNINQ

Orientadora de Mestrado da UNINQ.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Faria, M. E. V. de, & Borba, M. G. S. (2024). AUTISMO E SUAS POSSÍVEIS CAUSAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3097–3104. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14613