O PAPEL DO MARKETING NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19605

Palavras-chave:

Tecnologia. Consumidor. Evolução. Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo explora o papel fundamental do marketing na sociedade contemporânea, marcada por avanços tecnológicos e transformações no comportamento do consumidor. Analisa-se como o marketing deixou de ser apenas uma ferramenta de vendas para se tornar um agente estratégico de conexão entre empresas e consumidores em um ambiente digital dinâmico.A metodologia adotada foi a pesquisa descritiva bibliográfica. Através da personalização de mensagens, uso de dados e inteligência artificial, o marketing atual influencia decisões de consumo, molda percepções sociais e contribui para a construção de marcas mais próximas e humanizadas. O estudo também discute os desafios éticos e as responsabilidades sociais do marketing na era da informação, destacando a importância de práticas transparentes e centradas no consumidor. Conclui-se que, na sociedade tecnológica, o marketing assume um papel decisivo na mediação entre inovação, cultura e mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emylin Vitorino Zarpelão, Faculdade Futura

Graduanda em Administração. Faculdade Futura. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-9354-9795.

Lauane Milani Gomes, Faculdade Futura

Graduanda em Administração. Faculdade Futura. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-0800-4834.

Nathalia Comino da Silva, Faculdade Futura

Graduanda em Administração. Faculdade Futura. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-7627-6025.

Júlio Cesar Belai, Faculdade Futura

Graduando em Administração. Faculdade Futura. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-2830-1646.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestrado em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV).Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP) Mestrado em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: 0000-0003-0238-5058.

Fernando Henrique Barros Mainardi, Faculdade Futura

Docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Futura eTeologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC) Graduado em Administração pelo Centro universitário de Votuporanga (UNIFEV) e Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC), Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil Orcid: 0009-0005-7588-6912.

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

Zarpelão, E. V., Gomes, L. M., Silva, N. C. da, Belai, J. C., Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, … Mainardi, F. H. B. (2025). O PAPEL DO MARKETING NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8439–8448. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19605