ANÁLISE DAS TEORIAS E ABORDAGENS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19031

Palavras-chave:

Qualificação docente. Políticas educacionais. Educação inclusiva. Ensino híbrido. Formação continuada.

Resumo

O presente artigo discute a formação de professores no contexto educacional contemporâneo, considerando os referenciais teóricos, as políticas públicas e as práticas pedagógicas que influenciam a qualificação docente no Brasil. A pesquisa teve como objetivo compreender as concepções que orientam a formação inicial e continuada, identificar os principais desafios enfrentados e os avanços alcançados, além de propor perspectivas para o aperfeiçoamento dos processos formativos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com caráter exploratório, desenvolvido a partir de revisão bibliográfica sistemática. A metodologia envolveu a análise de livros, artigos científicos, dissertações e teses, selecionados com base em critérios de relevância e atualidade, priorizando publicações dos últimos dez anos, sem desconsiderar obras clássicas fundamentais para a compreensão do tema. Os resultados revelaram lacunas persistentes na articulação entre teoria e prática, na abordagem de estratégias inclusivas nos currículos e na preparação dos docentes para o uso pedagógico das tecnologias digitais. A análise reforçou a importância de políticas públicas que garantam a valorização da profissão docente e a oferta de formação continuada crítica e contextualizada. Evidenciou-se também a necessidade da adoção de modelos formativos que promovam práticas reflexivas, competências culturais e desenvolvimento da autonomia profissional. Conclui-se que a formação de professores deve responder às transformações sociais, culturais e tecnológicas, superando uma perspectiva técnica e incorporando dimensões humanas, éticas e políticas.

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Biografia do Autor

Rosimeire Gouvea dos Santos, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Christian Business School. Licenciada em Matemática-UEA.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutorado em Biologia – UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

Santos, R. G. dos, & Coutinho, D. J. G. (2025). ANÁLISE DAS TEORIAS E ABORDAGENS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 984–1009. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19031