O OBJETO JURÍDICO DA HERANÇA DIGITAL: CONFLITO ENTRE O DIREITO SUCESSÓRIO E O DIREITO DA PRIVACIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18762

Palavras-chave:

Herança digital. Direito sucessório. Direito da privacidade. Bens digitais.

Resumo

A crescente digitalização de nossas vidas, a proliferação de informações pessoais e ativos online, gerou um novo e complexo dilema jurídico: como reconciliar o direito sucessório tradicional com o direito da privacidade no contexto da herança digital.  É por meio desse dilema, observamos nesse estudo como as duas áreas podem se interligar para preservar o direito do de cujos e o de seus herdeiros. Este estudo tem como objetivo abordar os conceitos do direito sucessório tradicional, da herança digital, pontuando discussões que vai de conflito com o direito da privacidade. Para tanto, propõe-se analisar, identificar e discutir os pontos referentes aos temas abordados. Sendo está uma pesquisa qualitativa, que se utilizou de revisões bibliográficas, baseados em doutrinas, legislações, livros, dissertações e artigos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Eduardo Evangelista Francisco da Cruz, UNITINS

Graduando em Direito na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). 

Odi Alexander Rocha da Silva, UNITINS

Docente na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Cruz, L. E. E. F. da, & Silva, O. A. R. da. (2025). O OBJETO JURÍDICO DA HERANÇA DIGITAL: CONFLITO ENTRE O DIREITO SUCESSÓRIO E O DIREITO DA PRIVACIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1929–1943. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18762