GÊNEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA

Autores

  • José Michelson Benício Belo Universidade Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18243

Palavras-chave:

Gêneros Textuais. Livro Didático. Ensino Médio. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a abordagem dos gêneros textuais nos livros didáticos do Ensino Médio, analisando a inter-relação entre teoria e prática na construção das atividades pedagógicas em sala de aula. A pesquisa, fundamentada em uma revisão teórica e em uma análise crítica dos materiais didáticos, busca compreender se os livros didáticos atuais contribuem para o desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos. O estudo destaca a importância de práticas pedagógicas que transcendam a simples reprodução teórica, promovendo a aplicação prática e contextualizada dos gêneros textuais no cotidiano dos estudantes. Conclui-se que a integração eficaz dos gêneros textuais pode transformar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais interativo e relevante para a inserção dos alunos no mundo social e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Michelson Benício Belo, Universidade Christian Business School

Graduado em Letras pela FAFICA. Pós-Graduação Latu Sensu em Avaliação Educacional língua Portuguesa pela UFPE. Cursando Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. 

Downloads

Publicado

2025-02-20

Como Citar

Belo, J. M. B., & Coutinho, D. J. G. (2025). GÊNEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1836–1843. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18243