PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA

Autores

  • Hellen Maura Lucidia Ribeiro de Oliveira Vicentin INTERVALE
  • Queila Pereira Santos Faculdade Claretiano Centro Universitário
  • Cláudia Lima de Araújo ULBRA
  • Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas ULBRA
  • Fábio Vicentin da Silva Faculdade Cruzeiro do Sul
  • Edinéia Bueno FAEC
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18127

Palavras-chave:

Mudanças climáticas. Energia solar. Energia limpa.

Resumo

O estudo deste artigo busca analisar as práticas de leitura desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas do Brasil. Dará atenção aos tipos de tipologias textuais utilizadas como abordagem e incentivo à leitura. Analisará quais são os principais pontos de dificuldades encontrados nos alunos no momento de desenvolver/praticar a leitura. A pesquisa deste trabalho investiga de que forma essa defasagem impacta na autoestima, na motivação e no desempenho acadêmico dos estudantes na escola. Nesse ponto de vista, uma das possíveis motivações, a defasagem escolar, se justifica pela questão socioeconômica, pela falta de apoio da família e do poder público, que não desenvolvem ações que colaborem com o êxito escolar dos alunos, oferecendo recursos pedagógicos (material pedagógico e espaço apropriado para desenvolver as práticas educativas) e capacitação para os professores (os educadores também precisam se mobilizar mais, buscando propostas metodológicas “como práticas de intervenção” que agucem o desejo pelo aprender através de cada um de seus alunos), buscando melhorar a autoestima, pois isso oferecerá educação mais equitativa, assim, estimulando a confiança e enriquecendo o conhecimento, proporcionando ensino de qualidade.

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Biografia do Autor

Hellen Maura Lucidia Ribeiro de Oliveira Vicentin, INTERVALE

Graduada. Licenciatura em História pela UNOPAR. Pós-Graduada em Metodologia de História e Geografia pela Faculdade INTERVALE. 

Queila Pereira Santos, Faculdade Claretiano Centro Universitário

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia Licenciatura pela Faculdade Claretiano Centro Universitário.

Cláudia Lima de Araújo, ULBRA

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia pela Faculdade ULBRA.

Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas, ULBRA

Graduada e licenciada em Letras Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana (ULBRA-2010)

Fábio Vicentin da Silva, Faculdade Cruzeiro do Sul

Graduando em Pedagogia- pela Faculdade Cruzeiro do Sul.

Edinéia Bueno, FAEC

Graduada/Pós-Graduada em Pedagogia, licenciatura pela Faec-Faculdade de Educação de colorado do Oeste.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE.

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

Vicentin, H. M. L. R. de O., Santos, Q. P., Araújo, C. L. de, Freitas, E. B. do N. de, Silva, F. V. da, Bueno, E., & Coutinho, D. J. G. (2025). PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 877–889. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18127