PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18127Palavras-chave:
Mudanças climáticas. Energia solar. Energia limpa.Resumo
O estudo deste artigo busca analisar as práticas de leitura desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas do Brasil. Dará atenção aos tipos de tipologias textuais utilizadas como abordagem e incentivo à leitura. Analisará quais são os principais pontos de dificuldades encontrados nos alunos no momento de desenvolver/praticar a leitura. A pesquisa deste trabalho investiga de que forma essa defasagem impacta na autoestima, na motivação e no desempenho acadêmico dos estudantes na escola. Nesse ponto de vista, uma das possíveis motivações, a defasagem escolar, se justifica pela questão socioeconômica, pela falta de apoio da família e do poder público, que não desenvolvem ações que colaborem com o êxito escolar dos alunos, oferecendo recursos pedagógicos (material pedagógico e espaço apropriado para desenvolver as práticas educativas) e capacitação para os professores (os educadores também precisam se mobilizar mais, buscando propostas metodológicas “como práticas de intervenção” que agucem o desejo pelo aprender através de cada um de seus alunos), buscando melhorar a autoestima, pois isso oferecerá educação mais equitativa, assim, estimulando a confiança e enriquecendo o conhecimento, proporcionando ensino de qualidade.
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