GESTÃO ESTRATÉGICA DA ENERGIA SOLAR: INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, GOVERNANÇA INSTITUCIONAL E POLÍTICA FISCAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Autores

  • Ruan Silva Lins de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i3.24833

Palavras-chave:

Energia solar fotovoltaica. Gestão da informação. Governança institucional. Incentivos fiscais. Desenvolvimento territorial.

Resumo

A energia solar fotovoltaica tem se destacado como alternativa estratégica para instituições privadas que buscam reduzir custos com energia e contribuir para a preservação ambiental. Este estudo adota uma abordagem multidisciplinar para analisar a implantação de um sistema fotovoltaico em um clube urbano, considerando o tema a partir de uma perspectiva ampla. Os resultados indicam que a geração distribuída melhora a previsibilidade orçamentária, amplia a autonomia operacional, reduz despesas e qualifica a gestão ao integrar sistemas de informação e práticas analíticas. Essa integração envolve plataformas digitais de monitoramento e análise de dados, que permitem avaliar o desempenho do sistema, orientar decisões e fortalecer a transparência institucional. Os achados também mostram que o uso eficaz dos incentivos fiscais depende de governança sólida e da correta gestão dos créditos de compensação. Além dos efeitos internos, o investimento gera externalidades positivas, impulsiona o desenvolvimento econômico local e produz impactos territoriais ao reorganizar o uso do espaço e fortalecer vínculos com a comunidade. Conclui-se que a energia solar atua como infraestrutura estratégica que ultrapassa economia e sustentabilidade, articulando tecnologia da informação, políticas públicas, governança institucional, gestão territorial e práticas sociais, contribuindo para ambientes urbanos mais eficientes e sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Silva Lins de Oliveira

Bacharel em Engenharia Elétrica (2017) e em Direito (2024). Doutorando em Direito Econômico e Empresarial (México). Mestre em Direitos Fundamentais. (2025) 

Downloads

Publicado

2026-03-16

Como Citar

Oliveira, R. S. L. de. (2026). GESTÃO ESTRATÉGICA DA ENERGIA SOLAR: INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, GOVERNANÇA INSTITUCIONAL E POLÍTICA FISCAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(3), 1–18. https://doi.org/10.51891/rease.v12i3.24833