ENSINO HÍBRIDO:A CHEGADA DA TECNOLOGIA COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Hellen Maura Lucidia Ribeiro de Oliveira Vicentin Veni Creator Christian University
  • Queila Pereira Santos Faculdade Claretiano Centro Universitário
  • Cláudia Lima de Araujo Faculdade ULBRA
  • Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas ULBRA
  • Edsangela Gosler Casciano Alves Faculdade Unina
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18049

Palavras-chave:

Metodologia. Pandemia. Estudante. Capacitação. Professores.

Resumo

Este trabalho foi baseado em uma pesquisa bibliográfica que buscou direcionar seu estudo para a contribuição do ensino híbrido e a utilização das tecnologias digitais, ressaltando sua importância imediata na capacitação de professores, proporcionando novas vertentes no tocante ao ensino-aprendizagem que direciona ao aluno. O estudo objetiva analisar o ensino híbrido pós-pandemia, apresentando suas consequências, tendo como referências, principalmente, literaturas relacionadas aos anos de 2020 e 2023. Esse método de ensino concilia a bagagem do professor com novas ferramentas tecnológicas de ensino-aprendizagem, proporcionando abrangência no percurso metodológico e didático. O artigo projetou seus estudos nas bases de dados que incluem a Scientific Electronic Library Online (SCIELO), a Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O estudo em questão apresenta que novos caminhos foram propostos de forma imediata, no campo profissional do professor e na vida do aluno que teve a presença da família incluída em sua vida acadêmica. A tecnologia, com sua abordagem, permitiu conteúdos descontraídos, participativos, eficiente e eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Maura Lucidia Ribeiro de Oliveira Vicentin, Veni Creator Christian University

Graduada-Licenciatura em História pela UNOPAR. Pós-Graduada em Metodologia de História e Geografia pela Faculdade INTERVALE. Veni Creator Christian University- VENI.

Queila Pereira Santos, Faculdade Claretiano Centro Universitário

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia Licenciatura pela Faculdade Claretiano Centro Universitário.

Cláudia Lima de Araujo, Faculdade ULBRA

Graduada/Pós-Graduada em Pedagogia pela Faculdade ULBRA. 

Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas, ULBRA

Graduada e licenciada em Letras Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana (ULBRA-2010). Professora (área de Língua Portuguesa).

Edsangela Gosler Casciano Alves, Faculdade Unina

Graduada/Licenciatura em História pela Faculdade Claretiano Centro Universitário. E Pós-graduada em Gestão, Orientação e supervisão escolar. História e Geografia pela Faculdade Unina.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE


Orientador. Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9230-3409. 

Downloads

Publicado

2025-02-04

Como Citar

Vicentin, H. M. L. R. de O., Santos, Q. P., Araujo, C. L. de, Freitas, E. B. do N. de, Alves, E. G. C., & Coutinho, D. J. G. (2025). ENSINO HÍBRIDO:A CHEGADA DA TECNOLOGIA COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 289–303. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18049