ANÁLISE DOS PRINCIPAIS DESAFIOS E/OU DIFICULDADES ENCONTRADAS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO REMOTA E/OU INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14554Palavras-chave:
Educação. Tecnologia Digital. Formação Docente.Resumo
A tecnologia digital no ensino brasileiro era uma realidade presente de forma mais assídua nas instituições de ensino superior EAD, porém, no período em que a pandemia de Covid-19 assolava a humanidade, ocasionando mortes sem precedentes, o isolamento e distanciamento social apareceram como uma alternativa segura contra o contágio, naquele momento, sem conhecimento da vacina para o enfrentamento do vírus. As escolas foram orientadas a seguir o ano letivo por meio do ensino remoto, porém, muitas dificuldades surgiram, professores sem habilidade tecnológica, ausência de recursos para aquisição dos dispositivos necessários para a transmissão e gravação das aulas, falta de acesso à internet de qualidade e alunos em condição de vulnerabilidade social, também, sem aparelhos para se conectar as plataformas online para assistir às aulas. Esse cenário, provocou reflexões sobre a formação docentes e o uso das tecnologias digitais, uma vez que, essa ferramenta já fazia parte da vida cotidiana das pessoas, ou seja, de professores e alunos, antes da pandemia; inúmeras plataformas eram e são acessadas diariamente com finalidades distintas. O que o período pandêmico revelou foi uma disparidade digital entre os menos favorecidos e os que possuíam acesso aos dispositivos digitais. Além de asseverar a necessidade de os professores buscarem formação continuada para aprender e/ou aprimorar habilidades e competências para utilizar as tecnologias digitais em sala de aula. A metodologia empregada foi uma pesquisa de revisão bibliográfica sistemática de abordagem qualitativa/quantitativa, com consulta nas bases de dados do Scielo, Google Acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), usando os descritores: “ensino remoto”; “pandemia de covid-19”, “educação à distância”; “legislação”; “professores atuando na pandemia” e “tecnologia no ensino”. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com quinze perguntas abertas, enviado via aplicativo WhatsApp para duas professores. Obtendo como resultado, certa medida de resistência de alguns professores que insistem em continuar com o modelo convencional de ensino, porém, o contexto social impõe essas mudanças, pois os alunos adentram a escola trazendo conhecimentos adquiridos no núcleo familiar e na comunidade, sendo importante trabalhar esse conhecimento e adicioná-lo ao novo adquirido por meio de descobertas na escola e a tecnologia digital é uma aliada nesse processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY