ANÁLISE DA PROPAGANDA ESCOLAR VEICULADA POR DOIS GRANDES ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PARTICULAR EM FORTALEZA/CEARÁ

Autores

  • Ana Amélia Sá Ferreira Frota Universidade Interamericana
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1728

Palavras-chave:

Educação. Ranking escolar. Propaganda.

Resumo

Este artigo é uma síntese da minha dissertação de mestrado, defendido na Universidad Interamericana. Nele, discorro a importância da constatação e análise prática de propagandas abusivas no contexto educacional, que se observa na atual sociedade brasileira, e, mais especificamente, na cidade de Fortaleza. O que se pretende com este trabalho, em sentido amplo, é refletir sobre a forma como o direito fundamental social da educação, protegido pela Constituição Federal de 1988 está se tornando um mero produto de consumo em razão da pressão intensa que o sistema capitalista exerce sobre o mundo globalizado. Pretende-se em sentido estrito, demonstrar a evolução da importância do direto à educação no período da colonização do país e nas constituições brasileiras de 1824 até 1988, enfatizando o ensino particular da atualidade; apontar os aspectos psicoanalíticos, jurídicos e éticos da publicidade no sistema educacional brasileiro; analisar os meios de acesso ao ensino superior no Brasil e seu reflexo no ranking das escolas; apresentar o perfil abusivo das propagandas desenvolvidas pelas escolas particulares entre os anos de 2006 e 2017, e 11 anos depois, verificar a situação concreta da atual propaganda enganosa e abusiva veiculada pelas instituições de ensino particular de Fortaleza. O Objetivo é refletir sobre essa realidade, procurando entender até que ponto sociedade e empresários da educação compactuam pela manutenção da mercantilização da educação em detrimento a uma educação de qualidade, a uma educação de formação ampla, com valores humanísticos; englobando aspectos morais e profissionais, que desenvolva o pensamento crítico dos jovens, e não somente uma educação técnica que vise apenas o resultado imediatista do sucesso nos concursos de vestibular.

Biografia do Autor

Ana Amélia Sá Ferreira Frota, Universidade Interamericana

Professora e mestra em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana. E-mail: anaameliafrota@gmail.com

Marcel Pereira Pordeus, Universidade estadual do Ceará

Professor e mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br.

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Frota, A. A. S. F. ., & Pordeus, M. P. . (2021). ANÁLISE DA PROPAGANDA ESCOLAR VEICULADA POR DOIS GRANDES ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PARTICULAR EM FORTALEZA/CEARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 897–912. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1728