SERVIÇO SOCIAL NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Júber Farias Fonseca  Faculdade São Braz
  • Vanuza Domingues Lafuente Faculdade São Braz
  • Vitor dos Santos Fialho  URCAMP 
  • Ruan Francisco Rommel  Unopar 
  • Vanessa da Silva Custódio Universidade Federal de Pelotas
  • Katia dos Santos kremer   UCPel

Palavras-chave:

Serviço Social. Políticas de Educação. Educação Básica. Políticas Educacionais.

Resumo

A apresentação da obra  intitulada "SERVIÇO SOCIAL NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO" demanda uma breve incursão acerca da inter-relação entre duas áreas do conhecimento: o Serviço Social e a educação, em seu contexto global. O Serviço Social é uma área de atuação profissional com relevância expressiva nas políticas educacionais em países diversos ao redor do mundo, desempenhando um papel fundamental na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade, garantindo o acesso e a permanência de todos os estudantes na escola.

Na Argentina, o Serviço Social também é uma profissão que atua na área da educação, promovendo a inclusão social e educacional de crianças, jovens e adultos. Os assistentes sociais atuam em programas de educação integral, desenvolvimento comunitário, formação de lideranças e articulação entre a escola, a família e a comunidade.

Em Portugal, o Serviço Social tem uma atuação importante nas políticas de educação, trabalhando com as escolas e outras instituições para garantir o acesso e a permanência dos estudantes na escola. Os assistentes sociais atuam na prevenção e combate ao abandono escolar, na promoção da inclusão social e educacional e no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em outros países, como nos Estados Unidos e na Inglaterra, o Serviço Social também é bastante atuante na área da educação, promovendo a inclusão social e educacional de estudantes de todas as idades e garantindo o acesso e permanência dos estudantes na escola.

Já no Brasil, por exemplo, o Serviço Social tem uma longa tradição de atuação na área da educação, sendo reconhecido como uma das profissões que integram a equipe multidisciplinar das escolas públicas. O trabalho do assistente social na educação é voltado para a garantia dos direitos dos estudantes, a prevenção e o combate ao abandono escolar, a promoção da participação e engajamento da comunidade escolar e o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em tese, o Serviço Social é fundamental para as políticas de educação em todo o mundo, contribuindo para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade, a garantia dos direitos dos estudantes e a prevenção e combate ao abandono escolar.

De posse destes constructos, especificamos, o livro "Serviço Social nas Políticas de Educação" é uma obra de grande relevância para a área do Serviço Social e da Educação. Escrita por um grupo de autores renomados, a obra apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre o papel do Serviço Social nas políticas educacionais, abordando desde a história da profissão na educação até as perspectivas atuais e os desafios enfrentados pela profissão nesse campo.

Preliminarmente, os autores apresentam a trajetória histórica do Serviço Social no campo educacional, desde suas origens até os dias atuais, analisando os principais marcos legais e políticos que influenciaram essa trajetória. Já no segundo capítulo, a obra aborda a relação entre Serviço Social e educação na atualidade, destacando a importância da articulação entre essas duas áreas para a garantia do direito à educação.

Em sequência, os autores discutem a educação como política pública, as políticas públicas educacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Política Nacional de Educação, e o papel do assistente social nas políticas educacionais.  A obra apresenta uma análise crítica sobre a atuação dos assistentes sociais na educação, destacando a necessidade de uma intervenção profissional que considere as particularidades dos sujeitos envolvidos.

De outro modo, os autores discutem a importância da formação profissional em Serviço Social para o trabalho nas políticas educacionais, abordando os desafios e as possibilidades da formação nesse campo.

O livro, ainda aborda a temática da inclusão escolar, analisando as políticas de inclusão e as estratégias de intervenção do Serviço Social nesse campo. Já no sexto capítulo, os autores discutem as políticas de atendimento à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social na educação, destacando a importância do Serviço Social na garantia do direito à educação desses sujeitos.

Além disso, a obra versa  sobre a gestão democrática na educação, analisando as possibilidades e os desafios para a atuação do Serviço Social nesse campo. Finalmente, no oitavo capítulo, os autores apresentam uma análise crítica sobre as políticas educacionais atuais, destacando a importância do Serviço Social na defesa do direito à educação como um direito humano fundamental.

Em suma, "Serviço Social nas Políticas de Educação" é uma obra fundamental para estudantes, profissionais e pesquisadores que atuam ou se interessam pela interface entre o Serviço Social e a educação. Com uma linguagem clara e acessível, a obra apresenta reflexões teóricas e práticas que contribuem para a compreensão das possibilidades e dos desafios do trabalho dos assistentes sociais nas políticas educacionais.

Desejamos que essa obra contribua para ampliar as discussões sobre a temática em voga.

 

Os autores,

Biografia do Autor

Júber Farias Fonseca , Faculdade São Braz

Especialista em Segurança Pública, pela Faculdade São Braz. 

Vanuza Domingues Lafuente, Faculdade São Braz

Especialista em Segurança Pública pela Faculdade São Braz.

Vitor dos Santos Fialho , URCAMP 

Farmacêutico bioquímico- URCAMP 

Ruan Francisco Rommel , Unopar 

Gestão Ambiental- Unopar 

Vanessa da Silva Custódio, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Direito- Universidade Federal de Pelotas.

Katia dos Santos kremer  , UCPel

Serviço Social- UCPel

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Fonseca , J. F. ., Lafuente, V. D. ., Fialho , V. dos S. ., Rommel , R. F. ., Custódio, V. da S. ., & kremer  , K. dos S. . (2023). SERVIÇO SOCIAL NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 14–62. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8771

Edição

Seção

E-books

Categorias