GENTRIFICAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Vanuza Domingues Lafuente SÃO BRAZ
  • Daiani Schneider UNINTER
  • Braiam Almeida da Silva
  • Cristian Weber Schmidt UNINA
  • Nélida Martinez da Silva
  • Lissandra Lemos Kasper

Palavras-chave:

Gentrificação. Brasil. Intervenções.

Resumo

Prezados leitores,

 

É com grande satisfação que apresentamos este livro digital intitulado "Gentrificação no Brasil". Nos últimos anos, o tema da renovação urbana tem ocupado espaço significativo nas discussões sobre desenvolvimento urbano em nosso país. O termo "gentrificação" emergiu como um conceito central nesse debate, sendo frequentemente utilizado de maneira ampla e nem sempre rigorosa para descrever as transformações em áreas urbanas sujeitas a intervenções governamentais.

Entretanto, a definição precisa de gentrificação e sua aplicação no contexto brasileiro ainda são áreas pouco exploradas, o que pode gerar interpretações distorcidas e equívocos conceituais. Este livro busca preencher essa lacuna, oferecendo uma análise aprofundada do conceito de gentrificação e sua relevância no contexto urbano brasileiro.

O objetivo primordial deste trabalho é fornecer uma compreensão clara e abrangente da gentrificação, considerando suas implicações sociais, econômicas e culturais. Para tanto, abordamos uma variedade de aspectos, incluindo sua origem histórica, seus mecanismos de operação e suas consequências para as comunidades locais.

Uma das principais características deste livro digital é sua abordagem holística, que vai além da análise teórica para examinar casos concretos de gentrificação em diferentes cidades brasileiras. Além disso, também consideramos experiências semelhantes em outros países da América Latina, proporcionando um panorama regional abrangente.

A metodologia adotada para este livro envolveu uma extensa pesquisa bibliográfica e análise de dados coletados de forma indireta. Buscamos assim embasar nossas conclusões em evidências sólidas e informações atualizadas, garantindo a qualidade e a relevância deste estudo.

Esperamos que este livro contribua de maneira significativa para o debate acadêmico e prático sobre desenvolvimento urbano no Brasil. Que ele inspire reflexões profundas e estimule a busca por soluções mais justas e sustentáveis para os desafios enfrentados pelas nossas cidades.

Agradecemos a todos os envolvidos neste projeto e desejamos uma excelente leitura a todos os nossos leitores.

Os autores

Biografia do Autor

Vanuza Domingues Lafuente, SÃO BRAZ

Pós-graduação em segurança pública - SÃO BRAZ.

Daiani Schneider, UNINTER

Tecnólogo em processos gerenciais - UNINTER.

Braiam Almeida da Silva

Pós-graduação direito penal e criminologia.

Cristian Weber Schmidt, UNINA

Pós inteligência penal penitenciária - UNINA

Nélida Martinez da Silva

Ensino Médio.

Lissandra Lemos Kasper

Serviço Social.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Lafuente, V. D., Schneider, D., Silva, B. A. da, Schmidt, C. W., Silva, N. M. da, & Kasper, L. L. (2024). GENTRIFICAÇÃO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 17–57. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13363

Edição

Seção

E-books

Categorias