LUTAS MARCIAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA

Autores

  • Lilian Signorini Lafuente Universidade Federal de Pelotas
  • Ruan Francisco Rommel Universidade do Norte do Paraná-Unopar
  • Mario Roberto Pereira dos Santos Universidade da Região da Campanha-URCAMP
  • Carlos Renato Ferreira Assumpção Goulart IBRA
  • Fabiano Bonow de Almeida FIBMG
  • Deigner Macedo da Silva Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Treinamento em artes marciais. Segurança pública. Criminologia crítica. Redução da criminalidade. Cultura de respeito.

Resumo

Caros leitores,

Apresentamos este livro digital, uma obra que explora a aplicação das lutas marciais no contexto desafiador da segurança pública. Ao unir tradição, técnica e inovação, os capítulos deste livro oferecem uma visão rica e detalhada sobre como as artes marciais desempenham um papel fundamental na formação e atuação dos profissionais que zelam pela segurança da sociedade.

O Capítulo 1: Fundamentos e Princípios das Lutas Marciais na Segurança Pública. Este capítulo introduz os fundamentos essenciais das lutas marciais e como esses princípios se entrelaçam com a segurança pública. Exploramos como a disciplina, o treinamento físico e mental, e a compreensão tática das artes marciais contribuem para o desenvolvimento de habilidades necessárias para os profissionais da área.

Na sequência, o capítulo 2: Aplicações Táticas das Lutas Marciais em Operações de Segurança, analisa de que forma as técnicas das lutas marciais são incorporadas em operações de segurança. Desde estratégias de autodefesa até a gestão de crises, examinamos como o conhecimento marcial se traduz em eficácia operacional no cotidiano dos agentes de segurança.

Já o capítulo 3: Treinamento Específico para Profissionais de Segurança,  aborda programas de treinamento especializados, desenhados para atender às demandas específicas dos profissionais de segurança. Exploramos métodos de treinamento adaptados, visando aprimorar as habilidades físicas, técnicas e psicológicas necessárias para o desempenho eficiente na área.

Concluímos nossa exploração, capítulo 4: Ética e Responsabilidade nas Lutas Marciais na Segurança Pública. Esse item destaca  a importância da ética e responsabilidade no uso das lutas marciais na segurança pública. Examina-se como os valores fundamentais das artes marciais, como respeito e integridade, influenciam o comportamento ético dos profissionais, promovendo uma abordagem equilibrada e justa.

Esperamos que este livro digital seja uma fonte enriquecedora de conhecimento para aqueles interessados na interseção dinâmica entre as lutas marciais e a segurança pública. Que sirva como um guia informativo e inspirador para profissionais, estudantes e entusiastas que buscam compreender e aprimorar a aplicação dessas disciplinas no contexto desafiador da segurança para a sociedade.

Os autores,

Biografia do Autor

Lilian Signorini Lafuente, Universidade Federal de Pelotas

Formação: História Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduação nas áreas de ciências sociais, psicologia e políticas públicas.

Ruan Francisco Rommel, Universidade do Norte do Paraná-Unopar

Formação: Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar).

Mario Roberto Pereira dos Santos, Universidade da Região da Campanha-URCAMP

Graduando em Direito pela Universidade da Região da Campanha: URCAMP.

Carlos Renato Ferreira Assumpção Goulart, IBRA

Tecnólogo em  Gestão pública UNINTER, Graduação: Ciências sociais com ênfase em sociologia instituição: IBRA.

Fabiano Bonow de Almeida, FIBMG

Formação: Licenciatura em Ciências Biológicas -  UCPEL. Pós-graduação: Segurança Pública e Privada - FIBMG.

Deigner Macedo da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Licenciatura em Educação Física- Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2023-12-08

Como Citar

Lafuente, L. S., Rommel, R. F., Santos, M. R. P. dos, Goulart, C. R. F. A., Almeida, F. B. de, & Silva, D. M. da. (2023). LUTAS MARCIAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 27–88. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12243

Edição

Seção

E-books

Categorias