O RENDIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1680Palavras-chave:
Violência doméstica. crianças e adolescentes. rendimento escolar.Resumo
O presente estudo analisou a concepção da violência doméstica contra crianças e adolescentes e seu desempenho na aprendizagem escolar através dos parâmetros avaliativos e, além disso, descreve como estes tipos de violências podem influenciar na mudança do comportamento da criança e do adolescente. O estudo busca identificar crianças com baixo rendimento escolar e a concepção dos educadores sobre o referido fenômeno e descrever como avaliam o rendimento escolar daqueles que são vítimas da violência doméstica. Além disso, os resultados sugerem que os sinais de violência doméstica quando são apresentados pela criança em sala de aula devem servir de alerta para que os educadores saiam da neutralidade e mantenham uma relação de respeito e confiança com a criança ou adolescente e procure medidas afetivas. Portanto existem fatores que contribuem ara que essas práticas de violência ocorram, dentre as quais destacamos: as relações de poder e de gênero predominante nas sociedades; as características do agressor e da vítima, as questões culturais, ausência de mecanismos seguros, conflitos e o medo de denunciar tendo em vista a ineficiência dos órgãos competentes, a certeza da impunidade, entre outros. Esse levantamento de dados pretende analisar vivências práticas que fazem parte do contexto a ser estudado. Será utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado que será aplicado com professores e alunos da unidade escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY