AS METODOLOGIAS ATIVAS E O SEU IMPACTO NO ESPAÇO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS MÍDIAS

Autores

  • Maria Isabel da Luz Catallani Faculdade Futura
  • Thayna Fernanda da Silveira Faculdade Futura
  • Sileno Marcos Araújo Ortin Universidade Brasil
  • Tiago Moreno Lopes Roberto Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2011

Palavras-chave:

Aprendizagem. Metodologias ativas. Tecnologia.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a partir de pesquisas bibliográficas aspectos relevantes de como utilizar os recursos disponíveis na prática sobre as metodologias ativas de aprendizagem sob o olhar docente em relação à postura dos profissionais da educação mediante as novas tecnologias digitais. Entende-se que não basta somente conhecer as tecnologias, é preciso também aplicá-las de forma instrutiva e inclusiva nas propostas pedagógicas. A internet, por exemplo, está mudando o mundo. Com ela é possível realizar diversas atividades. O estudo, as pesquisas, as atualizações com os descobrimentos científicos e a transmissão de notícias são algumas das atividades que se pode fazer por meio da rede internacional de computadores. Justifica-se que os avanços tecnológicos e o acesso à informação são muito rápidos e é nessa sociedade do conhecimento/aprendizagem/informação que as crianças estão inseridas e recebem diariamente destas tecnologias de uma quantidade imensurável de informações, as quais precisam ser processadas e filtradas. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, alicerçada por uma pesquisa bibliográfica baseada em periódicos científicos e livros que versam sobre o assunto objeto de pesquisa. Como toda sociedade está amparada pelas Tecnologias de Informação, gradativamente elas estão ganhando espaço nas escolas e a perspectiva é que fiquem e colaborem para a construção de uma educação com ação integradora e colaborativa, propiciando uma grande desenvoltura no processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Isabel da Luz Catallani, Faculdade Futura

Licenciada em Pedagoga pela  Faculdade Futura. 

Thayna Fernanda da Silveira, Faculdade Futura

Licenciada em Pedagoga pela Faculdade Futura

Sileno Marcos Araújo Ortin, Universidade Brasil

Graduado em Administração (UNIFEV), Especialista em Marketing, Recursos Humanos e Gerência (UNIFEV), Especialista em Programa de Implementação e Gestão em Educação à Distância (UFF), Coordenador de curso de Administração, Mestre em Ciências Ambientais (UNIVERSIDADE BRASIL).

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia (UNIFEV), Especialista em saúde mental (FUTURA), Mestre em Psicologia e Saúde (FAMERP), Gestor de Políticas Acadêmicas (FUTURA), Professor do curso de Psicologia (UNIRP).tiago.moreno@faculdadefutura.com.br.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Catallani, M. I. da L. ., Silveira, T. F. da, Ortin, S. M. A. ., & Roberto, T. M. L. . (2021). AS METODOLOGIAS ATIVAS E O SEU IMPACTO NO ESPAÇO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS MÍDIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 739–766. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2011