ESTRATÉGIAS POTENCIALIZADORAS PARA MELHORIA DO IDEB

Autores

  • Alva Valéria Moro Labs Christian Business School
  • Tiago Escame Gimiliani Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13788

Palavras-chave:

Escola Municipal Gilberto Lex. IDEB. Metodologia ativa. Pedagogia de projetos.

Resumo

Essa pesquisa tomou como obejto de pesquisa a Escola Municipal Gilberto Lex, em Tarumã/ São Paulo, como case de sucesso nos indicadores do IDEB e avaliou quais estratégias a escola desenvolveu, que pode ter levado à melhoria dos seus índices no Estado e também no país. Por meio de uma pesquisa com dados da escola e em sites públicos, verificamos que essa instituição educacional adotou a metodologia ativa, especialmente a pedagogia de projetos em suas práticas, rompendo com a metodologia tradicional de ensino. O aluno então se tornou protagonista do seu aprender, que pode ter levado ao aumento da aprendizagem e, como resultado, dos indicadores.

Biografia do Autor

Alva Valéria Moro Labs, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação pela Christian Business School (2023), Flórida/ E.U.A.
Mestre (Ms) em Educação pela Universidad Europea del Atlântico Especializado em Formação de Professores (2023).Cursou o Ensino de 2º Grau (1979); Concluiu o Curso Normal(2005), Licenciada em Pedagogia(2002); Geografia(2024), Letras (2023) Artes Visuais(2023) e Educação Especial (2023)
Pós Graduada “Lato Sensu” em: Neuroaprendizagem (2016); Literatura Brasileira(2015); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância(2014); Alfabetização e Linguagem(2014); Educação para as Relações Étnico-Raciais(2013); Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar(2012); Educação infantil(2012); Psicomotricidade(2008); Alfabetização e Educação Infantil Inclusiva(2006); Psicopedagogia Clínica e Institucional(2005); Interdisciplinaridade e Transversalidade em Educação: Um Projeto em Construção (2003); Altas Habilidades ou Superdotação (2019); Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica(2022); Avaliação no Contexto Escolar (2022); Educação Ambiental(2022) e Literatura Infantil(2022). Extensão em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010).

Tiago Escame Gimiliani, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (2022), Flórida/ E.U.A.- possui graduação em TECNOLOGIA (CRQ) pela Faculdade de Tecnologia Estudante Rafael Almeida Camarinha de Marília/ SP (2009), LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (2014), é formado em Letras 2º Licenciatura (2022), Mestre dupla titulação pela Universidad Europea del Atlántico da Espanha/ Santander - UNEATLANTICO e pela UNICID/ SP (2022), Especialista em Educação Ambiental pela UNICID/ SP (2010), Especialista em FORMAÇÃO EAD do Ensino Fundamental ao Ensino Superior pela Universidade Paulista de Assis/ SP (2020), Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial e Inclusiva (2021), Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Administração, Coordenação Pedagógica, Supervisão e Inspeção Escolar pela FACEMINAS (2022), é especialista em Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2021), atuou como Diretor Escolar e Vice Diretor nos anos de 2016 a 2019, foi coordenador pedagógico e formador de Professores de Alfabetização na cidade de Tarumã/SP nos anos de 2016 a 2021. Atuou como Professor de Educação Especial no Estado de São Paulo na cidade de Candido Mota, tem experiência na área de Educação há mais de 16 anos, foi coordenador pedagógico do SESI de Ourinhos/ SP, atualmente é Analista Técnico Pedagógico do SESI- SP (2022- 2024).

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador: Doutor em biologia pela UFRPE. Mestre em biologia pela UFPE. Doutor em biologia pela UFPE. Atualmente é Professor Dr. na Christian Business School.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Labs, A. V. M., Gimiliani, T. E., & Coutinho, D. J. G. (2024). ESTRATÉGIAS POTENCIALIZADORAS PARA MELHORIA DO IDEB. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1516–1526. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13788