CASE DE SUCESSO: AUMENTO NOS INDICADORES DE AVALIAÇÃO EXTERNA ATRAVÉS DA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS ESCOLAR

Autores

  • Tiago Escame Gimiliani Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13789

Palavras-chave:

Escola Municipal Gilberto Lex. SAEB. Metodologias ativas. desempenho escolar.

Resumo

Essa pesquisa tem como foco de análise os resultados obtidos pela Escola Municipal em avaliações externas em larga escola, como o SAEB. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo e quantitativo, que tem como metodologia a pesquisa documental e de análise de dados. Ainda, vamos avaliar as mudanças nas práticas pedagógicas da escola para compreender as mudanças feitas pela escola para que ela tivesse uma posição de destaque nos resultados do IDEB. A pesquisa mostrará que há diversas mudanças que uma escola precisa ter diante da pedagogia tradicional para obter desempenho de excelência no IDEB e indicará que foi a utilização das metodologias ativas que possibilitou a evolução gradativa dos indicadores da escola.

Biografia do Autor

Tiago Escame Gimiliani, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (2022), Flórida/ E.U.A.- possui graduação em Tecnologia (CRQ) pela Faculdade de Tecnologia Estudante Rafael Almeida Camarinha de Marília/ SP (2009), Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (2014), é formado em Letras 2º Licenciatura (2022), Mestre dupla titulação pela Universidad Europea del Atlántico da Espanha/ Santander - Uneatlantico e pela Unicid/ SP (2022), Especialista em Educação Ambiental pela Unicid/ SP (2010), Especialista em Formação EAD do Ensino Fundamental ao Ensino Superior pela Universidade Paulista de Assis/ SP (2020), Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial e Inclusiva (2021), Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Administração, Coordenação Pedagógica, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faceminas (2022), é especialista em Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2021), atuou como Diretor Escolar e Vice Diretor nos anos de 2016 a 2019, foi coordenador pedagógico e formador de Professores de Alfabetização na cidade de Tarumã/SP nos anos de 2016 a 2021. Atuou como Professor de Educação Especial no Estado de São Paulo na cidade de Candido Mota, tem experiência na área de Educação há mais de 16 anos, foi coordenador pedagógico do SESI de Ourinhos/ SP, atualmente é Analista Técnico Pedagógico do SESI- SP (2022- 2024).

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador: Doutor em biologia pela UFRPE. Mestre em biologia pela UFPE. Doutor em biologia pela UFPE. Atualmente é Professor Dr. na Christian Business School.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Gimiliani, T. E., & Coutinho, D. J. G. (2024). CASE DE SUCESSO: AUMENTO NOS INDICADORES DE AVALIAÇÃO EXTERNA ATRAVÉS DA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1621–1631. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13789