RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA UNIDADE ESCOLAR DOM SEVERINO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.15801Palavras-chave:
Metodologias. Ensino. Protagonismo.Resumo
Este relato de experiências tem como objetivo compartilhar as vivências no programa de Residência Pedagógica de Geografia na escola Dom Severino, em Teresina, destacando a aplicação de metodologias ativas para promover o protagonismo dos alunos. Durante o período de residência, no ano de 2023, foram implementadas diversas atividades interativas com as turma do 1° e 2° ano do ensino médio, que incentivavam a participação dos alunos, com ênfase em dinâmicas de grupo. Essas metodologias visavam criar um ambiente colaborativo, onde os estudantes pudessem expressar suas ideias e colaborar na construção do conhecimento. As práticas adotadas demonstraram que os alunos, ao se tornarem protagonistas de seu aprendizado, apresentaram um aumento significativo na motivação e na compreensão dos conteúdos. A participação ativa em discussões e atividades em grupo resultou em um melhor desempenho acadêmico em comparação aos momentos em que atuaram apenas como ouvintes. As experiências na escola Dom Severino evidenciam a eficácia das metodologias ativas na educação. Ao promover o protagonismo dos estudantes, foi possível não apenas melhorar seu rendimento, mas também criar um ambiente mais dinâmico e participativo, essencial para a aprendizagem significativa em Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY