RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA UNIDADE ESCOLAR DOM SEVERINO

Autores

  • Leonardo Rafael Santos Côelho Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.15801

Palavras-chave:

Metodologias. Ensino. Protagonismo.

Resumo

Este relato de experiências tem como objetivo compartilhar as vivências no programa de Residência Pedagógica de Geografia na escola Dom Severino, em Teresina, destacando a aplicação de metodologias ativas para promover o protagonismo dos alunos. Durante o período de residência, no ano de 2023, foram implementadas diversas atividades interativas com as turma do 1° e 2° ano do ensino médio, que incentivavam a participação dos alunos, com ênfase em dinâmicas de grupo. Essas metodologias visavam criar um ambiente colaborativo, onde os estudantes pudessem expressar suas ideias e colaborar na construção do conhecimento. As práticas adotadas demonstraram que os alunos, ao se tornarem protagonistas de seu aprendizado, apresentaram um aumento significativo na motivação e na compreensão dos conteúdos. A participação ativa em discussões e atividades em grupo resultou em um melhor desempenho acadêmico em comparação aos momentos em que atuaram apenas como ouvintes. As experiências na escola Dom Severino evidenciam a eficácia das metodologias ativas na educação. Ao promover o protagonismo dos estudantes, foi possível não apenas melhorar seu rendimento, mas também criar um ambiente mais dinâmico e participativo, essencial para a aprendizagem significativa em Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Rafael Santos Côelho, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Residente do subprojeto de Geografia - campus Torquato Neto - da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Côelho, L. R. S. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA UNIDADE ESCOLAR DOM SEVERINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3281–3291. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.15801