A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR PARA A MELHORIA DE SEUS RESULTADOS – UM CASE DE SUCESSO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores/as

  • Tiago Escame Gimiliani Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13790

Palabras clave:

Escola Municipal Gilberto Lex. Exemplo positivo de educação de qualidade. Pedagogia de projetos. IDEB.

Resumen

A Escola Municipal Gilberto Lex, Tarumã é considerada um exemplo positivo por ter obtido índices de excelência no IDEB. Contudo, esse é um processo complexo, que surge em um contexto de ressignificações da própria escola e da sua compreensão sobre educação e, especialmente da relação que o aluno estabele com a aprendizagem. Dentro desse contexto, esse trabalho tem como objeto de estudo compreender esse processo de mudança no fazer docente na escola e como essa mudança impacta signficativamente nos indicadores das avaliações em larga escala. Para isso, vamos realizar uma entrevista com as famílias dos educandos e realizar um estudo de caso na escola, para obter os dados que nos ajudem a entender o alto desempenho da escola por meio da implementação da pedagogia de projetos.

Biografía del autor/a

Tiago Escame Gimiliani, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (2022), Flórida/ E.U.A.- possui graduação em Tecnologia (CRQ) pela Faculdade de Tecnologia Estudante Rafael Almeida Camarinha de Marília/ SP (2009), Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (2014), é formado em Letras 2º Licenciatura (2022), Mestre dupla titulação pela Universidad Europea del Atlántico da Espanha/ Santander - Uneatlantico e pela Unicid/ SP (2022), Especialista em Educação Ambiental pela Unicid/ SP (2010), Especialista em Formação EAD do Ensino Fundamental ao Ensino Superior pela Universidade Paulista de Assis/ SP (2020), Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial e Inclusiva (2021), Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Administração, Coordenação Pedagógica, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faceminas (2022), é especialista em Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2021), atuou como Diretor Escolar e Vice Diretor nos anos de 2016 a 2019, foi coordenador pedagógico e formador de Professores de Alfabetização na cidade de Tarumã/SP nos anos de 2016 a 2021. Atuou como Professor de Educação Especial no Estado de São Paulo na cidade de Candido Mota, tem experiência na área de Educação há mais de 16 anos, foi coordenador pedagógico do SESI de Ourinhos/ SP, atualmente é Analista Técnico Pedagógico do SESI- SP (2022- 2024).

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador: Doutor em biologia pela UFRPE. Mestre em biologia pela UFPE. Doutor em biologia pela UFPE. Atualmente é Professor Dr. na Christian Business School.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Gimiliani, T. E., & Coutinho, D. J. G. (2024). A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR PARA A MELHORIA DE SEUS RESULTADOS – UM CASE DE SUCESSO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1647–1656. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13790