A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA

Autores

  • Éder Pinho Magalhães Universidade Federal do Sul da Bahia/UFSB
  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12868

Palavras-chave:

Legislação Ambiental. Licenciamento Ambiental. Educação Ambiental.

Resumo

As legislações relacionadas às questões ambientais evidenciam o trabalho indissociável da educação ambiental no processo de licenciamento. Assim, reconhecendo o papel transformador e emancipatório da educação, torna-se cada vez mais imperativo a necessidade de investigar as ações de educação ambiental dentro dos órgãos ambientais, responsáveis pelo licenciamento e fiscalização. Dessa forma, esse trabalho procurou investigar de que maneira a educação ambiental participa do processo de obtenção de certificação ambiental no município de Itabuna-Ba. Este artigo teve como objetivo geral analisar a temática educação ambiental no processo de obtenção de certificação realizado pelo Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental do Município de Itabuna-Ba. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e de caráter exploratória. Para atendimento ao objetivo proposto, optou-se pela entrevista como instrumento para produção das informações. Posteriormente, a entrevista foi transcrita e submetida à técnica de retextualização. As análises tiveram cunho qualitativo e as informações produzidas foram submetidas à técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos sobre o processo de Licenciamento Ambiental e Educação Ambiental indicam que os dois instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente estão sendo contemplados pelo município de Itabuna. Porém, a análise dos resultados revela a dificuldade de fiscalização das ações de Educação Ambiental no contexto dos empreendimentos, bem como a qualidade e a perspectiva de Educação Ambiental desenvolvida com os trabalhadores. Logo, é possível perceber que apesar das dificuldades relatadas, é no espaço do órgão ambiental que o Licenciamento e a Educação Ambiental entram em destaque na mediação dos interesses econômicos e da preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Biografia do Autor

Éder Pinho Magalhães, Universidade Federal do Sul da Bahia/UFSB

Mestre em Biossistemas - Área Manejo e Conservação de Biossistemas – Universidade
Federal do Sul da Bahia/UFSB, Campus Itabuna (Ba). Servidor Público Efetivo na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna - Lotado no Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental.

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Técnico Universitário  e Professor-Tutor do Curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba).

 

Downloads

Publicado

2024-01-27

Como Citar

Magalhães, Éder P., & Tavares, G. da P. (2024). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 1331–1344. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12868