TRIBUTAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS NO BRASIL: ANÁLISE À LUZ DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Autores

  • Geovana Dantas Cândido Carvalho Medeiros Centro Universitário São Lucas – UniSL
  • Tarcísio Parada de Carvalho Centro Universitário São Lucas – UniSL
  • Ihgor Jean Rego Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11996

Palavras-chave:

Tributação. Criptomoedas. Reforma. Legislação. Impostos.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a tributação de criptomoedas no Brasil à luz da reforma tributária em andamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como uma análise das leis e regulamentações fiscais brasileiras em relação às criptomoedas. Além disso, foram coletados dados sobre a tributação de criptomoedas em outros países para fins comparativos. Os resultados indicam que a tributação de criptomoedas no Brasil ainda é um assunto controverso e que há uma falta de clareza em relação às obrigações fiscais das empresas que trabalham com criptomoedas. No entanto, a reforma tributária em andamento pode trazer mudanças significativas nesse cenário, e é importante que o debate seja fomentado a fim de se atingir o melhor resultado legislativo, financeiro e tributário, assegurando o pleno desenvolvimento das tecnologias, e a adequação do país às inovações tecnológicas globais.

Biografia do Autor

Geovana Dantas Cândido Carvalho Medeiros, Centro Universitário São Lucas – UniSL

Graduanda em Direito Centro Universitário São Lucas – UniSL. 

Tarcísio Parada de Carvalho, Centro Universitário São Lucas – UniSL

Graduando em Direito Centro Universitário São Lucas – UniSL. 

Ihgor Jean Rego, Centro Universitário São Lucas

Advogado, chefe da assessoria jurídica da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD, mestre em direito, professor universitário no Centro Universitário São Lucas / AFYA.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Medeiros, G. D. C. C., Carvalho, T. P. de, & Rego, I. J. (2023). TRIBUTAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS NO BRASIL: ANÁLISE À LUZ DA REFORMA TRIBUTÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6955–6971. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11996