PROTEÇÃO DA CRIANÇA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO FRENTE À PUBLICIDADE DE ALIMENTOS

Autores

  • Edis Romano Neto Faculdade São Lucas
  • Clarice Balarez Aciole Faculdade São Lucas
  • Ihgor Jean Rego Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11882

Palavras-chave:

Publicidade infantil. Hipervulnerabilidade da criança. Direito do consumidor.

Resumo

A publicidade de alimentos infantil tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, exercendo influência sobre os hábitos alimentares das crianças e contribuindo para o aumento alarmante da obesidade infantil no Brasil. Este fenômeno já é reconhecido como grave problema nacional de saúde pública pelos Tribunais Superiores. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo principal avaliar a eficácia da legislação brasileira na proteção das crianças contra a publicidade de alimentos. Essa questão tem sido amplamente discutida no âmbito do direito do consumidor e em relação à saúde pública, devido ao crescente número de casos de obesidade infantil. A pesquisa proposta se baseia em uma análise de fontes bibliográficas, incluindo a legislação brasileira, jurisprudência, livros, revistas e outras fontes relevantes sobre o tema. Além disso, os documentos selecionados foram examinados utilizando o método dedutivo. Com base na análise realizada, conclui-se que o ordenamento jurídico brasileiro tem sido eficaz, mas ainda demanda o desenvolvimento de ferramentas adicionais para fortalecer a fiscalização da publicidade de alimentos direcionada às crianças.

Biografia do Autor

Edis Romano Neto, Faculdade São Lucas

Acadêmico de Direito da Faculdade São Lucas. 

Clarice Balarez Aciole, Faculdade São Lucas

Acadêmica de Direito da Faculdade São Lucas. 

Ihgor Jean Rego, Centro Universitário São Lucas

Mestre em Direito; Advogado; Chefe da Assessoria Jurídica da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia CAERD; Professor do Centro Universitário São Lucas. 

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

Romano Neto, E., Aciole, C. B., & Rego, I. J. (2023). PROTEÇÃO DA CRIANÇA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO FRENTE À PUBLICIDADE DE ALIMENTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3422–3450. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11882