A SEGURANÇA PÚBLICA: PRINCIPAIS INSTRUMENTOS INSTITUCIONAIS E PRESERVAÇÃO DA CRIMINALIDADE

Autores

  • Tiago Vargas Guedes Universidade da Região da Campanha- URCAMP

Palavras-chave:

Segurança Pública. Criminalidade. Instrumentos. Violência.

Resumo

Existem vários fatores que podem explicar a grave crise pela qual a segurança pública do Brasil está passando, caracterizada por: aumento da gravidade e aumento das taxas de criminalidade, pois os sistemas presentes são fracos e desatualizados. O principal objetivo deste estudo é realizar um levantamento teórico dos principais aspectos da gestão de segurança pública no Brasil, enfatizando o status atual, tendências e suas perspectivas.  Esta é uma pesquisa bibliográfica, o que significa que todas as informações aqui fornecidas são identificadas em obras como livros, artigos, documentos ou bancos de dados virtuais. O estudo é do tipo descritivo e exploratório, pois descreve os dados identificados no levantamento bibliográfico e também discute a exploração desses dados. No decorrer de nossa pesquisa, tentamos analisar as principais causas de crime na sociedade brasileira atual. Os resultados mostram que, considerando que o crime é um problema difícil de analisar de forma abrangente, a formulação de políticas públicas em nível nacional é uma tarefa complexa que requer medidas de várias maneiras. Além das questões de gerenciamento de segurança pública, a pesquisa também mostra que a resistência policial, social e política são os fatores que mais impedem a inovação dos métodos de políticas de segurança pública. A limitação desta pesquisa é que ela é apenas conceitual e teórica, portanto, é importante que pesquisas futuras vinculem esses conceitos e estatísticas a estudos de caso empíricos para tornar o ponto de vista mais consistente com a realidade.

Biografia do Autor

Tiago Vargas Guedes, Universidade da Região da Campanha- URCAMP

Bacharel em Administração pela Universidade da Região da Campanha- URCAMP. Alegrete/ RS e pós-graduado em Segurança Pública pela FAVENI. E-maill:  tiago-guedes@susepe.rs.

Downloads

Publicado

27/04/2021

Como Citar

Guedes, T. V. . (2021). A SEGURANÇA PÚBLICA: PRINCIPAIS INSTRUMENTOS INSTITUCIONAIS E PRESERVAÇÃO DA CRIMINALIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 5–25. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/926

Edição

Seção

E-books

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)