OS DIREITOS HUMANOS E A UTILIZAÇÃO DA FORÇA NA ATIVIDADE POLICIAL

Autores

  • Felipe da Silva Linhares Universidade Luterana do Brasil- ULBRA
  • Tiago Vargas Guedes Universidade da Região da Campanha URCAMP
  • Adriano Dias de Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Unisinos
  • Luiz Eduardo Mazullo Cernicchiaro Universidade Luterana do Brasil- ULBRA
  • Tiago Corrêa Vargas Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Elaine Cantini Centro Universitário Metodista- IPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.880

Palavras-chave:

Sistema prisional. Ressocialização. Sociedade.

Resumo

É comum veículos de mídia noticiarem diariamente crimes dos mais variados tipos, denotando um panorama da situação da segurança pública no Brasil, nesse debate, também mostram a atuação das forças policiais nas ruas, elencando casos positivos e de atuações louváveis destes profissionais, assim como ocasiões em que os mesmos não aturam corretamente, ferindo preceitos constitucionais, como a dignidade dos cidadãos. Pensando nisso, o estudo pretende analisar a legalidade da utilização da força para as atividades policiais na perspectiva dos direitos humanos. Como objetivos específicos: caracterizar o termo direitos humanos a partir da Constituição, estudar o panorama atual da segurança pública brasileira, entender a importância da utilização da força policial em determinadas circunstâncias. O estudo se justifica a partir da perspectiva de que as atividades policiais são essenciais para a manutenção da harmonia social, contudo, nenhuma destas funções deve ser realizada em desconformidade com os preceitos constitucionais, especialmente de respeito a dignidade da pessoa, que se relaciona diretamente com os direitos humanos. A partir disso, se levanta a seguinte problemática: é possível a efetivação do válido direito de uso da força nas atividades policiais sem desrespeitar os direitos humanos? Para atingir os objetivos citados, a pesquisa tem fundamentação teórica a partir de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, em estudos relacionados à segurança pública, uso da força na atividade policial e do panorama que cerca a segurança pública brasileira.

 

 

Biografia do Autor

Felipe da Silva Linhares, Universidade Luterana do Brasil- ULBRA

Licenciatura em Educação física pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA em Cachoeira do sul/ RS e pós- graduado em Administração Pública. E-mail: felipe-linhares@susepe.rs.gov.br.

Tiago Vargas Guedes, Universidade da Região da Campanha URCAMP

Bacharel em Administração - Universidade da Região da Campanha URCAMP – Alegrete/ RS e pós-graduado em Segurança Pública pela FAVENI. E-maill:  tiago-guedes@susepe.rs.

Adriano Dias de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Unisinos

Formado em História pela Unisinos e pós- graduado em Segurança Pública – FAVENI. E-mail: adriano-dias@susepe.rs.gov.br.

Luiz Eduardo Mazullo Cernicchiaro, Universidade Luterana do Brasil- ULBRA

Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA e pós- graduado em Direito Processual Civil pela UNISC. E-mail: luiz-cernicchiaro@susepe.rs.gov.br.

Tiago Corrêa Vargas, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Licenciatura em Educação Física - Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Cachoeira do Sul e pós- graduado em Administração Pública. Email: tiago-vargas@susepe.rs.gov.br.

Elaine Cantini, Centro Universitário Metodista- IPA

Bacharel em Fisioterapia- Centro Universitário Metodista- IPA e especialista em  Gestão de Sistemas Prisionais. E- mail: elaine-cantini@susepe.rs.gov.br.

Downloads

Publicado

2021-04-22

Como Citar

Linhares, F. da S. ., Guedes, T. V. ., Oliveira, A. D. de ., Cernicchiaro, L. E. M. ., Vargas, T. C. ., & Cantini, E. . (2021). OS DIREITOS HUMANOS E A UTILIZAÇÃO DA FORÇA NA ATIVIDADE POLICIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 827–836. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.880