O MAPEAMENTO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE ENSINO: UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Mateus Alves de Sousa Federal do Tocantins
  • Leandro Belisario Brito Federal do Tocantins
  • Maurício Aires Vieira Universidade Federal do Pampa
  • Ruhena Kelber Abrão Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8518

Palavras-chave:

Educação. Matemática. Ensino. Mapeamento. Modelagem. Matemática.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar e analisar as publicações científicas no Brasil, no que diz respeito a tendência pedagógica de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Para a realização da pesquisa utilizou-se a Plataforma de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os artigos selecionados para análise estão caracterizados pelos qualis A1, A2, B1, B2 e B3, na qual a área de avaliação é o Ensino. Tal investigação caracteriza-se como um processo de refinação, recuperando quarenta e cinco artigos, nos quais apenas dez serviam para o que se pretendeu investigar. O seguinte estudo recuperou um total de dez periódicos, apresentando atividades em diversos níveis escolares. Diferentes pesquisas apresentaram a modelagem de um modo geral, enfatizando suas vantagens e dificuldades de se trabalhar. Tal mapeamento restringiu-se apenas durante o quadriênio 2015-2018. Os artigos estudados obtiveram resultados satisfatórios com as suas pesquisas, destacando a importância de se trabalhar com a Modelagem Matemática. Ressalta-se, porém, que existem algumas dificuldades encontradas na aplicação desse tipo de metodologia. Com isso, consideram-se necessários novos estudos nesta temática para poderem discutir a Modelagem Matemática e as suas influências no ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Mateus Alves de Sousa, Federal do Tocantins

Instituto Federal do Tocantins. 

Leandro Belisario Brito, Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins. 

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa. 

Ruhena Kelber Abrão, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins. 

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Sousa, M. A. de ., Brito, L. B. ., Vieira, M. A. ., & Abrão, R. K. . (2023). O MAPEAMENTO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE ENSINO: UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 535–554. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8518