RECURSOS DESENVOLVIMENTAIS E DESENVOLVIMENTO JUVENIL POSITIVO (PYD): UMA REVISÃO

Autores

  • Carla Assis dos Santos Melo Instituto Federal da Bahia
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco-PE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.601

Palavras-chave:

Comportamentos. Desenvolvimento Juvenil Positivo (PYD). Fatores de risco. Oportunidades. Prevenção.

Resumo

Introdução: Independente da condição socioeconômica, os jovens estão sujeitos às situações de risco e o desenvolvimento positivo da juventude – PYD - priorizando a integralidade do jovem, busca potencializar suas capacidades combinando com os recursos desenvolvimentais. Objetivo: Objetivou-se realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de discutir os recursos desenvolvimentais e PYD. Materiais e Métodos: Buscou-se referências nas bases Periódicos CAPES e Google Scholar em setembro de 2020. A investigação permitiu identificar 27 artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: Observou-se que 100% dos artigos mencionaram ao menos um dos 40 recursos de desenvolvimento do modelo de Benson comprovando intensa relação entre tais recursos desenvolvimentais e PYD. Conclusão: Tanto os recursos desenvolvimentais (criatividade, autoeficácia, estrutura escolar, vínculos familiares, etc.) quanto PYD, baseado em princípios que contemplam todo o ser do jovem, suas capacidades e forças, são proposições que dialogam entre si, promovendo comportamentos positivos e o próprio bem-estar.

 

 

Biografia do Autor

Carla Assis dos Santos Melo, Instituto Federal da Bahia

Possui graduação em Administração pelo Instituto Federal da Bahia (2009), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2015), graduação em Pedagogia pela UNINTER (2018) e especialização em Tutoria e Educação à Distância pela Faculdade Jardins (2018). Atualmente, é coordenadora pedagógica (servidora pública) em uma unidade escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia - SEC. E-mail: carla.assis@enova.educacao.ba.gov.br.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco-PE

Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco-PE, mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento – UFPE e doutoranda pelo PPGBAS LIKA-UFPE. Professional and Self Coach – IBC. Já auxiliou mais de 500 pessoas por meio de assessorias científicas a publicarem seus artigos e serem aprovados em mestrados e doutorados nas áreas de humanas, exatas e saúde de Instituições Federais brasileiras. E-mail: relacionamento@passenomestrado.com.

Downloads

Publicado

27/02/2021

Como Citar

Melo, C. A. dos S. ., & Martins, I. C. . (2021). RECURSOS DESENVOLVIMENTAIS E DESENVOLVIMENTO JUVENIL POSITIVO (PYD): UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 18. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.601

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>