PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PESSOAS PORTADORAS DO HIV: UMA REVISÃO

Autores

  • Denise Desconsi FAMPER/ FAMPER
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco-PE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.793

Palavras-chave:

Assistência á saúde; HIV; Serviços de saúde.

Resumo

Introdução: Promover saúde e garantir a qualidade de vida, nos portadores de HIV revolucionando suas expectativas de vida e transmitindo as informações necessárias para contenção de contágio. Com ações e cuidados especializados se faz o diferencial na vida do usuário. Materiais e Métodos: Foram utilizadas as bases de dados do PUBMED, Periódicos Capes e Google Scholar, realizada em julho de 2020, com os descritores ‘’Delivery of Health” AND ‘’HIV” AND ‘’Health Services” AND ‘’Brazil’’ e, em português ‘’Assistência a saúde’’ AND ‘’HIV’’ AND ‘’Serviços de Saúde” AND ‘’Brasil”. Resultados: Foram selecionados 07 artigos, 100% falaram sobre as estratégias e ações para realizar a promoção de saúde com visibilidade no aumento da qualidade de vida. 30% ressaltaram sobre a importância da atenção dos profissionais da saúde nesta melhora. 40% destacaram o envolvimento do usuário e seu comprometimento. 10% observaram os despojos do sistema de saúde que se mostrou satisfatório. Integrando um conjunto de medidas para alcance da qualidade de vida e promoção da saúde. Considerações finais: A promoção da saúde vai muito além do cuidado individual, e sim de todo um alcance ao redor do portador, família e comunidade, para tais acontecimentos as atividades de saúde pública e o cumprimento das leis se faz necessário para alcance dos objetivos.

Biografia do Autor

Denise Desconsi, FAMPER/ FAMPER

Enfermeira UCBD/ Pós- graduada em Pediatria e Saúde da Criança FAMPER/ FAMPER. E- mail: desconsid@gmail.com.

Islane Cristina Martins , Universidade Federal de Pernambuco-PE

Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco-PE, mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento –UFPE e doutora pelo PPGBAS LIKA-UFPE. Professional and Self Coach –IBC. E-mail: islanemartins@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Desconsi, D. ., & Martins , I. C. . (2021). PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PESSOAS PORTADORAS DO HIV: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 484–494. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.793