THE ZEBRAFISH ANIMAL MODEL (Danio rerio) USED FOR DIFFERENT THERAPEUTIC APPROACHES FOR THE SUPPRESSION OF EPILEPTIC CRISIS: A SYSTEMATIC REVIEW

doi.org/10.29327/4431007

Autores

  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Pabyton Gonçalves Cadena Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i1.662

Palavras-chave:

Epilepsia. Modelo Animal. Supressão da Crise Epilética. Peixe-Zebra.

Resumo

A epilepsia representa uma das doenças neurológicas mais comuns, afetando cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Avanços recentes na pesquisa genética descobriram um grande espectro de genes implicados em várias formas de epilepsia, sua causa pode ser por inflamação, neurotrauma ou malformações cerebrais, destacando a natureza heterogênea desse distúrbio. Além disso, infelizmente, as drogas epiléticas mais antigas têm muitos efeitos colaterais, sendo o comprometimento cognitivo o principal efeito colateral que afeta a vida diária de pessoas com epilepsia. Modelos animais apropriados são essenciais para investigar os mecanismos patológicos desencadeados por mutações genéticas implicadas na epilepsia e para desenvolver terapias específicas e direcionadas.  No entanto, os modelos de doenças do zebrafish (Danio rerio) são relevantes para a fisiopatologia das doenças humanas. Nos últimos anos, o zebrafish emergiu como um valioso organismo vertebrado para modelar epilepsias, com o uso de manipulação genética ou exposição a drogas epileptogênicas conhecidas, como o pentilenetetrazol (PTZ), para identificar novas terapêuticas antiepilépticas. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura de modo a compreender de que forma zebrafish vem sendo utilizado para o estudo da epilepsia. Para tanto, foi feita uma pesquisa da literatura nas bases de dados Medline, Lilacs,  Science, Citation Index, SciELO,  PUBMED, Google Acadêmico, Periódicos CAPES e BVS Bireme. As palavras-chave utilizadas foram: ‘’Suppression of the epileptic crisis’’, ‘’Animal Model’’, ‘’Zebrafish’’ nas bases de dados. Como resultados, foi possível observar 16 artigos incluídos após a síntese qualitativa, destes, 44% dos artigos analisaram determinado fármaco no tratamento da epilepsia, 30% tratavam sobre a indução de epilepsia para estudo das vias envolvidas nesta doença,  22% realizou estudos estritamente envolvidos à Síndrome de Dravet. Em conclusão, pode-se afirmar desenvolver um modelo animal para distúrbios cerebrais, particularmente epilepsia, é muito difícil devido à complexidade da doença. A maior parte da pesquisa pré-clínica da epilepsia tem se concentrado em roedores. Porém, pesquisas recentes apontam o zebrafish como um excelente alvo de análises laboratoriais, pois possui uma grande semelhança com os mamíferos e é altamente vantajoso com suas propriedades únicas, como fertilização externa, tamanho pequeno, bem como clareza ótica dos embriões. O papel central dos receptores na epilepsia demonstra a utilidade potencial dos alvos para controlar as convulsões nesses modelos animais.

Biografia do Autor

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco-PE, mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento –UFPE e doutoranda pelo PPGBAS LIKA-UFPE. Professional and Self Coach –IBC. E-mail: islanemartins@gmail.com.

Pabyton Gonçalves Cadena, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutor em Ciências Biológicas. Pós-Doutorado na IUPUI (Indiana University Purdue University Indianapolis), Estados Unidos. Laboratório de Ecofisiologia e Comportamento Animal (LECA), Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2021-01-30

Como Citar

Martins, I. C. ., & Cadena, P. G. . (2021). THE ZEBRAFISH ANIMAL MODEL (Danio rerio) USED FOR DIFFERENT THERAPEUTIC APPROACHES FOR THE SUPPRESSION OF EPILEPTIC CRISIS: A SYSTEMATIC REVIEW: doi.org/10.29327/4431007. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 495–517. https://doi.org/10.51891/rease.v7i1.662