JUVENTUDE E CRIMINALIDADE NO CONTEXTO DE INSERÇÃO SOCIAL

Autores

  • Hévelin Rodrigues Soares Faculdade Facuminas
  • Juliana de Barros Schmidt Faveni
  • Juliano de Moraes Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC

Palavras-chave:

Juventude. Criminalidade. Propensões. Reinserção Social.

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos a primeira edição do livro digital "Juventude e Criminalidade no Contexto de Inserção Social". Esta obra representa um passo significativo na compreensão e análise das complexas interações entre a juventude, a criminalidade, as propensões individuais e os desafios da reinserção social.

A juventude é uma fase crucial na formação do indivíduo, marcada por descobertas, transformações e a busca por identidade. No entanto, em muitos contextos, a marginalização social, a falta de oportunidades e a influência de diversos fatores externos podem levar jovens a se envolverem em atividades criminosas. Este livro examina profundamente os aspectos que contribuem para a associação entre juventude e criminalidade, sem deixar de considerar as nuances e as particularidades das experiências individuais.

Debruçados sobre os dados mais atuais sobre o tema, revelou que a criminalidade juvenil no Brasil tem sido uma preocupação crescente nos últimos anos. Esses  documentos revelam estatísticas alarmantes. De acordo com um relatório publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022), o número de jovens infratores com idades entre 12 e 18 anos aumentou significativamente na última década. Somente em 2019, foram registrados mais de 300 mil casos de crimes juvenis no país. Isso representa um aumento de aproximadamente 40% em relação ao ano anterior.

Os números também indicam que certos tipos de crimes são mais prevalentes entre os jovens no Brasil. Os crimes de furto e tráfico de drogas lideram a lista, respondendo por uma parcela significativa dos casos denunciados. Isto é indicativo dos desafios socioeconômicos que muitos jovens no Brasil enfrentam, como a pobreza, o acesso limitado à educação e a oportunidades de emprego, e a exposição à violência e ao tráfico de drogas. Esses fatores contribuem para um ciclo de comportamento criminoso entre a população jovem.

Além disso, os dados revelam uma tendência preocupante no que diz respeito à idade em que os jovens se envolvem em atividades criminosas. É desanimador constatar que crianças com apenas 12 anos de idade participam em atividades ilegais. Este fato realça a necessidade urgente de programas de intervenção abrangentes que visem os jovens em risco numa fase precoce, com enfoque na prevenção e não na punição.

Em resposta a estas tendências preocupantes, o governo brasileiro implementou várias iniciativas destinadas a combater a criminalidade juvenil. Estas incluem o estabelecimento de tribunais especializados e instalações correcionais para jovens delinquentes, bem como programas centrados na educação, formação profissional e integração social. No entanto, está claro que é preciso fazer mais para enfrentar efetivamente essa questão e oferecer aos jovens brasileiros, as melhores oportunidades para um futuro positivo.

Em epitome, o arcabouço estatístico sobre a criminalidade juvenil no Brasil mostra um quadro preocupante do número crescente de jovens infratores e dos tipos de crimes em que estão envolvidos. Eles destacam a necessidade urgente de programas de intervenção abrangente, profícuas e contínuas que abordem as causas subjacentes a esse problema e ofereçam aos jovens em risco, as melhores oportunidades de educação e emprego. Somente por meio de esforços sustentados e da colaboração entre órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e comunidades é que podemos esperar quebrar o ciclo da criminalidade juvenil no Brasil.

Ao longo das páginas deste livro, renomados especialistas e pesquisadores exploram as propensões que podem levar jovens a se envolverem em atividades criminosas. A análise abrangente de fatores como a influência do ambiente social, as vulnerabilidades emocionais e os desafios econômicos oferece insights valiosos sobre as motivações por trás das escolhas juvenis.

Além disso, um foco especial é dado à questão da reinserção social. Entendendo que a criminalidade juvenil não deve ser vista como uma sentença perpétua, este livro examina estratégias eficazes para ajudar os jovens a se reintegrarem positivamente na sociedade. As abordagens de reabilitação, educação e suporte psicossocial são cuidadosamente analisadas, proporcionando um guia abrangente para profissionais, acadêmicos e formuladores de políticas interessados em promover a transformação positiva de jovens em conflito com a lei.

Ao apresentar esta primeira edição do livro digital "Juventude e Criminalidade no Contexto de Inserção Social", esperamos contribuir significativamente para o diálogo acadêmico e público sobre esse assunto crítico e multifacetado. Acreditamos que a compreensão mais profunda das dinâmicas subjacentes à criminalidade juvenil e as estratégias eficazes de reinserção podem inspirar mudanças positivas em nossa sociedade, ajudando jovens a trilhar um caminho de resiliência, crescimento e sucesso.

A todos os leitores, convidamos a mergulhar nesta jornada de descoberta e aprendizado, na esperança de que as ideias aqui apresentadas possam catalisar ações transformadoras e impactantes em prol de um futuro melhor para nossos jovens e nossa comunidade como um todo.

Biografia do Autor

Hévelin Rodrigues Soares, Faculdade Facuminas

Pós-graduação - Faculdade Facuminas.

Juliana de Barros Schmidt, Faveni

Pós-graduação - Faveni.

Juliano de Moraes, Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC

Graduação em Educação física - licenciatura plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Soares, H. R., Schmidt, J. de B., & Moraes, J. de. (2023). JUVENTUDE E CRIMINALIDADE NO CONTEXTO DE INSERÇÃO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–42. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10647

Edição

Seção

E-books

Categorias