REARRANJO DO LAYOUT COMO PROPOSTA DE MELHORIA NA PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DO SLP EM UMA METALÚRGICA DE PORTAS

Autores

  • Lucas Coutinho Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Joel Soares Costa Neto Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Samuel Fernandes Nunes Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5830

Palavras-chave:

Produção de portas. Planejamento sistemático do layout. SLP. Rearranjo estrutural.

Resumo

Este estudo aborda uma proposta de melhoria no layout de uma indústria metalúrgica de produtos de alta segurança, com foco na produção de portas de aço, mediante ao seu processo atual em que o posicionamento dos setores, as movimentações e os esforços físicos exercidos pelos operadores resultam em maiores locomoções e riscos aos envolvidos. São objetivos deste trabalho rearranjar o layout dos setores de fabricação a fim de aumentar a produtividade e diminuir os deslocamentos desnecessários, tornando o processo mais eficiente além de diminuir os esforços físicos dos colaboradores e preservar a saúde dos mesmos. Como método escolheu-se o planejamento sistemático do layout (SLP) e ferramentas de auxílio, como o fluxograma e diagramas na qual evidenciou as necessidades dos setores e atividades diretamente ligadas à produção, distancias elevadas e desnecessárias entre os postos de trabalho limitando a produtividade e setores com características similares ocupando espaços diferentes. Os resultados demonstraram a necessidade de aproximação entre as atividades de maneira sequencial a cada etapa produtiva e a unificação de setores semelhantes reduzindo as movimentações físicas, limitando o uso de elevadores de carga e consequentemente o aproveitamento de equipamentos pouco utilizados nos processos finais. Concluiu-se que a análise do ambiente da empresa em estudo, possibilitou o desenvolvimento de uma proposta de melhoria que influencia diretamente nos resultados obtidos na produção das portas de aço e nas práticas exercidas. 

Biografia do Autor

Lucas Coutinho, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: coutinholc@outlook.com.

Joel Soares Costa Neto, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: joel.soares97@gmail.com.

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E-mail: lucibonini@gmail.com.

Samuel Fernandes Nunes, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Mestrando em Tecnologia Nuclear, IPEN-USP, especialista em Engenharia da Produção, UNG e docente na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E-mail: Samuel.nunes01@fatec.sp.gov.br.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Coutinho, L. ., Costa Neto, J. S. ., Bonini, L. M. de M. ., & Nunes, S. F. . (2022). REARRANJO DO LAYOUT COMO PROPOSTA DE MELHORIA NA PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DO SLP EM UMA METALÚRGICA DE PORTAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 456–473. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5830