ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NOS IMPACTOS MEDICAMENTOSOS DO TRATAMENTO DA ASMA

Autores

  • Marcelle Marques de Almeida Bassi Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4768

Palavras-chave:

Asma. Tratamento. Impacto medicamentoso. Atenção Farmacêutica.

Resumo

A asma é uma doença crônica a qual apresenta diversos sintomas como dor torácica brônquica, falta de ar, chiado no peito, tosse, dor no peito e opressão. Corticosteroides inalatórios e broncodilatadores são geralmente usados em seu tratamento. Como todos os medicamentos tem seus efeitos nas doenças, eles também têm algum efeito que não se deseja. Nesse caso, o farmacêutico, como agente de saúde pública mais próxima da população, tem um papel fundamental na educação dos doentes e no desenvolvimento de estratégias educativas para a melhoria da adesão à terapêutica e otimização da eficácia do tratamento.

Biografia do Autor

Marcelle Marques de Almeida Bassi, Universidade Iguaçu

Graduação em Farmácia na Universidade Iguaçu.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestre em Ciências do Meio Ambiente na Universidade Veiga de Almeida (2016). Graduação em Enfermagem na Universidade Iguaçu. Faz parte do corpo docente da Universidade Iguaçu no Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Bassi, M. M. de A. ., & Andrade, L. G. de . (2022). ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NOS IMPACTOS MEDICAMENTOSOS DO TRATAMENTO DA ASMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1813–1823. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4768