IMPACTO DA TERAPIA COM OZEMPIC (SEMAGLUTIDA) NO EMAGRECIMENTO E NA SAÚDE METABÓLICA: UMA REVISÃO DETALHADA DOS EFEITOS E MECANISMOS DE AÇÃO

Autores

  • Brenda Maciel Castellar Lima Universidade Iguaçu
  • Sebastian Rinald Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14411

Palavras-chave:

Ozempic. Semaglutida. Emagrecimento. Saúde Metabólica. Diabetes tipo 2.

Resumo

O Ozempic (Semaglutida), surge como uma inovação no tratamento do excesso de peso e das condições metabólicas correlatas. Inicialmente aprovado para controlar o diabetes tipo 2, o Ozempic ganhou reconhecimento posteriormente por sua eficácia no emagrecimento de pacientes com sobrepeso ou obesidade. Estudos clínicos têm consistentemente destacado os benefícios do Ozempic tanto no emagrecimento quanto na promoção da saúde metabólica. Pacientes tratados com Ozempic apresentaram uma redução significativa do peso corporal, muitas vezes mantendo essa perda a longo prazo. Além disso, observou-se melhorias nos indicadores metabólicos, como controle glicêmico, perfil lipídico e pressão arterial.Os mecanismos de ação do Ozempic são diversos e incluem regulação do apetite, retardo do esvaziamento gástrico e aumento da sensibilidade à insulina. Ao modular esses processos fisiológicos, o Ozempic não apenas facilita a perda de peso, mas também ajuda a corrigir desequilíbrios metabólicos subjacentes, contribuindo para uma saúde geral aprimorada. Portanto, o Ozempic apresenta uma abordagem terapêutica promissora para combater a obesidade e as condições metabólicas associadas. Seu potencial em proporcionar benefícios tanto no emagrecimento quanto na saúde metabólica o posiciona como uma opção valiosa para indivíduos que enfrentam tais desafios de saúde.

Biografia do Autor

Brenda Maciel Castellar Lima, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de Farmácia - Universidade Iguaçu, UNIG. 

Sebastian Rinald, Universidade Iguaçu

Orientador do curso de Farmácia - Universidade Iguaçu, UNIG. Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor auxiliar – ABEU Centro Universitário e professor da Universidade Iguaçu UNIG.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Co-orientador do Curso de Graduação em Farmácia- Universidade Iguaçu, UNIG. Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Mestre em Parasitologia, Mestre em Ciências Ambientais Professor do Curso na Modalidade EAD na Universidade Iguaçu - UNIG.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Lima, B. M. C., Rinald, S., & Andrade, L. G. de. (2024). IMPACTO DA TERAPIA COM OZEMPIC (SEMAGLUTIDA) NO EMAGRECIMENTO E NA SAÚDE METABÓLICA: UMA REVISÃO DETALHADA DOS EFEITOS E MECANISMOS DE AÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 856–868. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14411

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.