ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS NA DROGARIA

Autores

  • Raphael dos Santos Lessa de Vasconcellos Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5092

Palavras-chave:

Dispensação. Antimicrobianos. Medicamentos. Controle especial.

Resumo

 O trabalho apresenta as devidas normas para a correta dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial, dando ênfase ao papel do farmacêutico nesse âmbito. A dispensação incorreta de medicamentos considerados controlados causa como consequência o seu mau uso. Tais medicamentos descritos na Portaria 344/98 possuem elevados riscos de dependência física e química, além do mau uso de antimicrobianos acarretar principalmente a resistência de bactérias. Trazer em pauta a correta dispensação é indispensável para o profissional atuar com êxito na sua função e contribuir para a melhora na saúde da região de sua determina drogaria.

Biografia do Autor

Raphael dos Santos Lessa de Vasconcellos, Universidade Iguaçu

Graduando em Farmácia na Universidade Iguaçu. E-mail: 170108532@aluno.unig.edu.br

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Prof. Orientador do curso de Farmácia na Universidade Iguaçu. Mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Vasconcellos, R. dos S. L. de ., & Andrade, L. G. de . (2022). ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS NA DROGARIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 833–845. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5092