ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIÇÃO DE ERROS DE FORNECIMENTO DE PSICOTRÓPICOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Raissa Pereira Santos Universidad de Valéncia
  • Kaic Leite Meira Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Giselly de Almeida dos Santos Universidade de Brasília
  • Nathallia Resende de Melo Barbosa Universidade de Brasília
  • Erika Meire dos Santos Martins Universidade Federal do Maranhão
  • Alexandre Vaz Machado Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2597

Palavras-chave:

Psicotrópicos. Erros de Medicação. Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: O acesso aos medicamentos considerados essenciais se estabelece por meio de mecanismos que permitam a contínua atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, imprescindível instrumento de ação do SUS, na medida em que contempla um elenco de produtos necessários ao tratamento e controle das patologias prevalentes no país. No DF, a atual REME AB conta com um elenco de 32 medicamentos que são sujeitos a prescrição de controle especial. É obrigatória a presença do farmacêutico na unidade para o fornecimento desses itens, visto que é atribuição privativa a dispensação, bem como a análise e interpretação do receituário. Entretanto, visto a carência de Especialistas em Saúde, o fornecimento desses medicamentos, por inúmeras vezes, é feito por técnicos administrativos sob supervisão, contribuindo, entre outros motivosm para a incidência de erros de fornecimento. Objetivo: relatar a experiência da elaboração e implementação de estratégias que visam amenizar os erros de fornecimento de medicamentos sujeito a

 

controle especial. Metodologia: estudo descritivo do tipo relato de experiência a partir da problematização do Arco de Maguerez. Resultados e discussão: notou-se divergência entre o estoque físico e o estoque informatizado de medicamentos psicotrópicos, sendo necessário detectar a origem dos erros e o porquê do acontecimento dos mesmos e, posteriormente, desenvolver estratégias e ferramentas para diminuição da ocorrência dos erros. Dessa forma, foi implementada a dupla checagem durante o fornecimento, elaboração do carimbo lote/validade, contagem diária do estoque físico e estoque informatizado e capacitação dos técnicos administrativos. Conclusão: a implementação dessas medidas se mostrou importante para diminuição dos erros de fornecimento, evitando a ocorrência de possíveis danos aos pacientes ou prejuízos acerca do seu tratamento medicamentoso.

Biografia do Autor

Raissa Pereira Santos, Universidad de Valéncia

Farmacêutica Generalista pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com período sanduiche na Universidad de Valéncia (UV-ES).Residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade – Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) – DF

Kaic Leite Meira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Farmacêutico Generalista pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar, Residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade –Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) – DF.

Giselly de Almeida dos Santos, Universidade de Brasília

Farmacêutica Generalista pela Universidade de Brasília. (UNB) Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UNB), Residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade –Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) – DF.

Nathallia Resende de Melo Barbosa, Universidade de Brasília

Farmacêutica Generalista pela Universidade de Brasília (UNB) Especialista em Saúde da Família e Comunidade – Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) – DF.

Erika Meire dos Santos Martins, Universidade Federal do Maranhão

Nutricionista pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Alexandre Vaz Machado, Universidade de Brasília

Farmacêutico Clínico Industrial pela Universidade de Brasília (UnB) Especialista em Farmacologia Clínica, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (UnB) Farmacêutico na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Santos, R. P. ., Meira, K. L. ., Santos, G. de A. dos ., Barbosa, N. R. de M. ., Martins, E. M. dos S. ., & Machado, A. V. . (2021). ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIÇÃO DE ERROS DE FORNECIMENTO DE PSICOTRÓPICOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 612–620. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2597