A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NOS MEDICAMENTOS PARA EMAGRECIMENTO

Autores

  • Evelyn Ximenes Carvalho de Freitas Universidade Iguaçu
  • Alex Sandro Rodrigues Baiense Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14415

Palavras-chave:

Obesidade. Influência da mídia. Obesidade. Medicamentos para perda de peso. Redes sociais. padrões de beleza.

Resumo

A obesidade é um distúrbio metabólico em que o indivíduo apresenta uma ingestão calórica muito superior à demanda, sendo um dos mais graves problemas de saúde pública. Medicamentos para perda de peso são usados como alternativa, como Orlistat, sibutramina e semaglutida. Os feeds e influências das redes sociais são um dos maiores motivadores; ditam normas que condicionam a magreza e, consequentemente, o uso de medicamentos, para uns trazendo benefícios e para outros trazendo malefícios e acabando por colocar em risco a saúde. Com fáci l acesso à informação (a internet), apesar de ser algo positivo, pode levar ao perigo. A metodologia utilizada foi uma revisão quantitativa e integrativa da literatura. Nesse sentido, o trabalho baseou -se em artigos reimpressos, monografias, nas seguintes bases de dados: Biblioteca eletrônica científica online (sciELO), Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), secretaria de saúde e ministério da saúde. Os termos utilizados para obtenção dos dados seguindo os descritores em ciências da saúde são: influência da mídia, obesidade, medicamentos para emagrecer e redes sociais de padrão de beleza. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos com base em critérios de importância. Incluem a disponibilização completa de obras originais publicadas de 2018 a 2024 em português ou inglês. O objetivo da pesquisa é analisar os impactos que a mídia tem na decisão de tomar medicamentos e observar os riscos que podem ser gerados. Conclui-se que, pelos fatos citados, o uso de medicamentos para emagrecer é eficaz, mas também perigoso quando não acompanhado por profissional capacitado, pois cada medicamento apresenta reações diferentes. A mídia nos influencia tanto negativa quanto positivamente. A comunicação em geral é uma ferramenta poderosa, considerando o seu poder de manipulação de informações. Utilizar os padrões de beleza impostos pela sociedade leva a grande maioria a querer se enquadrar em tais padrões, por isso os efeitos colaterais estão presentes, principalmente quando o objetivo de perda de peso é alcançado. Portanto, o problema pode ser evitado com um acompanhamento adequado para pessoas obesas ou que desejam apenas se enquadrar nos padrões julgados pela sociedade.

Biografia do Autor

Evelyn Ximenes Carvalho de Freitas, Universidade Iguaçu

Graduanda do curso de farmácia, Universidade Iguaçu. 

Alex Sandro Rodrigues Baiense, Universidade Iguaçu

Orientador do curso de farmácia, Universidade Iguaçu. 

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Co-orientador do curso de farmácia, Universidade Iguaçu.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Freitas, E. X. C. de, Baiense, A. S. R., & Andrade, L. G. de. (2024). A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NOS MEDICAMENTOS PARA EMAGRECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 986–1001. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14415

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.