ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO PACIENTE HIPERTENSO

Autores

  • Priscilla Julia de Lima Macedo Pires Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2313

Palavras-chave:

Hipertensão arterial sistêmica. Doenças Cardiovasculares. Medicamentos. Tratamentos. Atenção Farmacêutica.

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) apresenta alta prevalência e baixo índice de controle, sendo considerada um dos principais fatores de risco mutáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Portanto, a hipertensão é uma doença crônica não transmissível que apresenta níveis elevados das pressões sistólica e diastólica, considerada um dos fatores de risco principais para doenças cardiovasculares, com condições clínicas multifatoriais caracterizadas por um aumento contínuo da pressão arterial. Pacientes com hipertensão geralmente aderem de forma incorreta ao tratamento medicamentoso, o que pode levar à diminuição da eficácia do medicamento, seja por dosagem insuficiente ou local de armazenamento inadequado, resultando em perda da atividade do medicamento, ou até mesmo com a interação de medicamentos ou alimentos que podem aderir ao tratamento. O uso correto dos medicamentos é um dos fatores preponderantes para o sucesso do tratamento. A Atenção Farmacêutica pode ser definida como a interação direta entre o farmacêutico e o paciente, visando o tratamento medicamentoso razoável e a obtenção de resultados mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida, tornando-se imprescindível para diminuir possíveis problemas relacionados à medicamentos.

Biografia do Autor

Priscilla Julia de Lima Macedo Pires, Universidade Iguaçu

Discentes do curso de Graduação em Farmácia pela UNIG – Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu-RJ, Brasil. E-mail: priscillaj144@gmail.com.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestre, professor e orientador do curso de Graduação em Farmácia pela UNIG – Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu-RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Pires, P. J. de L. M. ., & Andrade, L. G. de . (2021). ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO PACIENTE HIPERTENSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1090–1109. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2313