A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO PRIMARIA NA FARMÁCIA COMERCIAL PARA PORTADORES ADULTOS DE DIABETES DE MELLITUS TIPO II

Autores

  • Tainá Cuman Leal Universidade Iguaçu - UNIG
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu – UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14360

Palavras-chave:

Diabete. Atenção Farmacêutica. Tratamento. Diabete de Mellitus tipo II.

Resumo

Esta pesquisa consiste em uma análise literária que discute o crescimento do Diabetes Mellitus (DM) em nível global e seu impacto como uma das principais causas de morbidade e mortalidade. Com um total de aproximadamente 463 milhões de casos em todo o mundo e 16,8 milhões somente no Brasil, com projeções de alcançar 21,5 milhões até 2030, o DM é caracterizado pela falha do corpo em produzir ou utilizar insulina de forma eficiente. A urbanização, mudanças nos hábitos alimentares, sedentarismo e obesidade são fatores que contribuem para o aumento da prevalência do diabetes. Diante dessa situação, o objetivo do estudo é destacar a importância do papel do farmacêutico na atenção primária, monitorando o tratamento medicamentoso, promovendo o uso adequado de medicamentos e oferecendo orientações para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com diabetes tipo II. Portanto, a assistência farmacêutica é crucial em todos os níveis de cuidados de saúde, tendo um impacto significativo na formação de uma sociedade consciente, orientada e bem informada sobre sua condição de saúde e seu tratamento com medicamentos.

Biografia do Autor

Tainá Cuman Leal, Universidade Iguaçu - UNIG

Acadêmica do curso de Farmácia, Universidade Iguaçu - UNIG.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu – UNIG

Orientador do curso de Farmácia, Universidade Iguaçu – UNIG, Mestre em Ciências Ambientais, Universidade Veiga de Almeida – UVA. 

Downloads

Publicado

2024-06-17

Como Citar

Leal, T. C., & Andrade, L. G. de. (2024). A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO PRIMARIA NA FARMÁCIA COMERCIAL PARA PORTADORES ADULTOS DE DIABETES DE MELLITUS TIPO II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2798–2815. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14360