ATENÇÃO FARMACÊUTICA E A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Autores

  • Nelio Ferreira Nobre Junior Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4691

Palavras-chave:

Atenção Farmacêutica. Uso Racional de Medicamentos. Farmacoterapia. Profissional farmacêutico..

Resumo

A atenção farmacêutica é a prática dos farmacêuticos que utilizam o comportamento profissional para revisar o uso adequado e seguro de medicamentos, trabalhando com outros profissionais de saúde para promover a saúde e prevenir a doença. Atualmente, a morbimortalidade relacionada a medicamentos é um relevante problema de saúde pública e, devido à necessidade da sociedade de exploração do tratamento medicamentoso, faltam profissionais com conhecimento sólido dos efeitos farmacológicos para assumir a responsabilidade pela assistência farmacêutica devido à grande variedade de drogas existentes no mercado. Daí a importância da atenção farmacêutica no contexto do uso seguro e adequado dos medicamentos. Confirmaram que a atenção da farmacêutica contribui para o uso racional de medicamentos, pois monitora sistematicamente o tratamento medicamentoso utilizado pelos indivíduos, buscando avaliar e assegurar a necessidade, segurança e eficácia do uso dos medicamentos. Ele atende a uma necessidade da sociedade, ajudando os indivíduos a obter melhores resultados em seu processo de medicação, mas os farmacêuticos devem estar sempre informados e atualizados sobre os medicamentos e seus efeitos.

Biografia do Autor

Nelio Ferreira Nobre Junior, Universidade Iguaçu

Curso de Graduação em Farmácia, UNIG – Universidade Iguaçu- Nova Iguaçu-RJ, Brasil. E-mail: nelio_nobre@hotmail.com.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestre em ciências do meio ambiente na Universidade Veiga de Almeida. Graduação em enfermagem na Universidade Nova Iguaçu. Faz parte do corpo docente da Universidade Iguaçu do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Nobre Junior, N. F. ., & Andrade, L. G. de . (2022). ATENÇÃO FARMACÊUTICA E A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1156–1166. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4691