AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA

Doi.org/10.29327/211653.5.3-2

Autores

  • Sandra Patrícia de Oliveira Vilaça Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Atenas College University

Palavras-chave:

Atenção Básica. Auriculoterapia. Obesidade- Práticas Integrativas e Complementares.

Resumo

Resumo: Esse estudo objetivou ampliar o cuidado das pessoas com obesidade que participaram do atendimento coletivo da equipe de matriciamento do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (NASF-AB), com a inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICs), utilizando a prática da auriculoterapia como possibilidade terapêutica na Estratégia de Saúde da Família (ESF), essa prática foi aplicada a trinta usuários do serviço de uma Unidade básica de Saúde com diagnóstico de obesidade, que participaram de cinco encontros consecutivos, com abordagem quantitativa e qualitativa, usando pontos reflexos para redução de peso e ansiedade, e como resultado foi a redução do grau de obesidade e intensidade do apetite nos participantes.


Biografia do Autor

Sandra Patrícia de Oliveira Vilaça, Atenas College University

Graduada em Nutrição, Aluno de Especialização em Pesquisa Avançada pela Faculdade Alpha, Mestrado Internacional pela Atenas College University.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Atenas College University

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Vilaça, S. P. de O. ., & Coutinho, D. J. G. . (2019). AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA: Doi.org/10.29327/211653.5.3-2. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 5(3), 17. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/28