A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana Aparecida da Cruz Alves Faculdade Poliensino - FP
  • Andréa Vicunã Ferreira da Silva Mesquita INTERVALE
  • Elaine Aparecida Bernardo Universidade Estadual de Mato Grosso
  • Elizângela Leite da Silva Macedo Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humana
  • Gleice Aparecida Martins Institucional  pela Faculdade São Luíz
  • Silvia Casmal de Freitas Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2753

Palavras-chave:

Organização dos espaços. Creches. Aprendizagem. Desenvolvimento. Prática educativa.

Resumo

Este artigo analisa a concepção de espaços na educação infantil. O objetivo é analisar a importância do espaço para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, verificar como ele facilita a prática educativa e como é utilizado no cotidiano pelas instituições. É abordada a importância da organização espacial no processo educacional e a adaptação dos espaços físicos conducentes à qualidade espacial. A organização da sala é considerada uma importante ferramenta educativa que auxilia na prática educativa e oferece à criança diferentes experiências. Isso reforça a importância da pesquisa e do ensino que busquem dar um olhar diferenciado à organização dos espaços nas instituições de educação infantil.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida da Cruz Alves, Faculdade Poliensino - FP

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Poliensino - FP.

Andréa Vicunã Ferreira da Silva Mesquita, INTERVALE

 Graduada em Pedagogia pela Faculdade INTERVALE, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Elaine Aparecida Bernardo, Universidade Estadual de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT, Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Elizângela Leite da Silva Macedo, Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humana

Graduada em Pedagogia Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Gleice Aparecida Martins, Institucional  pela Faculdade São Luíz

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC,  Especialista em Psicopedagogia Institucional  pela Faculdade São Luíz.

Silvia Casmal de Freitas, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC.  Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

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Publicado

03/11/2021

Como Citar

Alves, A. A. da C. ., Mesquita, A. V. F. da S. ., Bernardo, E. A. ., Macedo, E. L. da S. ., Martins, G. A. ., & Freitas, S. C. de . (2021). A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2121–2132. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2753

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