A RELEVÂNCIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO NA FORMAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20709Palavras-chave:
Arte Contemporânea. Práticas Pedagógicas. Pensamento Crítico.Resumo
Este artigo investigou a importância da arte contemporânea nas práticas pedagógicas, destacando seu potencial para fomentar a criatividade, o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e o protagonismo dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica baseada em autores que discutem o ensino da arte, mediação docente e metodologias contemporâneas na educação. Os resultados apontam que a integração da arte contemporânea favorece o desenvolvimento da sensibilidade estética e a articulação entre diferentes áreas do conhecimento. Ressalta-se o papel do professor como mediador do processo criativo e a necessidade de formação docente voltada ao domínio das tecnologias digitais e metodologias ativas. Conclui-se que a prática pedagógica baseada na arte contemporânea estimula a participação dos alunos, amplia suas formas de expressão e promove uma aprendizagem crítica e reflexiva, fortalecendo a função emancipadora da educação. Assim, é essencial que as instituições escolares incorporem essa linguagem em seus projetos pedagógicos para potencializar a transformação social e a humanização.
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