TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E NOVOS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19140Palavras-chave:
Ensino remoto. Ensino híbrido. Desigualdade digital. Capacitação docente.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da tecnologia no processo educacional a partir das experiências de diferentes participantes, incluindo docentes e discentes de variados contextos educacionais. A pesquisa explora as percepções sobre o uso de ferramentas digitais no ensino remoto e híbrido, suas vantagens, desafios e as desigualdades de acesso à infraestrutura tecnológica. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas com três indivíduos de diferentes realidades educacionais. A análise das entrevistas focou nas condições de acesso à tecnologia, nas metodologias adotadas durante a pandemia e no papel da tecnologia no aprendizado. Os resultados indicaram que, enquanto a tecnologia oferece flexibilidade e novas possibilidades de ensino, ela também evidenciou desigualdades de acesso, principalmente em contextos mais carentes de infraestrutura. Constatou-se que, para maximizar o potencial das ferramentas digitais, é essencial a capacitação contínua dos docentes e a implementação de políticas públicas que garantam o acesso universal às tecnologias.
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