TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E NOVOS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Gislaine Fagundes Gelsleichter Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19140

Palavras-chave:

Ensino remoto. Ensino híbrido. Desigualdade digital. Capacitação docente.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da tecnologia no processo educacional a partir das experiências de diferentes participantes, incluindo docentes e discentes de variados contextos educacionais. A pesquisa explora as percepções sobre o uso de ferramentas digitais no ensino remoto e híbrido, suas vantagens, desafios e as desigualdades de acesso à infraestrutura tecnológica. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas com três indivíduos de diferentes realidades educacionais. A análise das entrevistas focou nas condições de acesso à tecnologia, nas metodologias adotadas durante a pandemia e no papel da tecnologia no aprendizado. Os resultados indicaram que, enquanto a tecnologia oferece flexibilidade e novas possibilidades de ensino, ela também evidenciou desigualdades de acesso, principalmente em contextos mais carentes de infraestrutura. Constatou-se que, para maximizar o potencial das ferramentas digitais, é essencial a capacitação contínua dos docentes e a implementação de políticas públicas que garantam o acesso universal às tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Fagundes Gelsleichter, Veni Creator Christian University

Servidora Pública do Estado de Santa Catarina. Diretora Escolar - Discente do curso de Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University (VCCU). Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Contestado (UNC). 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). 

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

Gelsleichter, G. F., & Santos, M. P. M. dos. (2025). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E NOVOS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3351–3365. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19140