FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA HIPERCONECTIVIDADE

Autores

  • Raquel Justina Vieira Sales Sales MUST
  • Claudia Rodrigues Muzy Fernandes IFES
  • Elissandra Campos Coelho Mcauchar Must University
  • José Cleidson Bezerra Xavier Must University
  • Mariângela de Souza Bellotti Must University
  • Monica Ferreira dos Santos Must University
  • Sônia Beatris Bahri Schwertz Must University
  • Solange Triunfo Kehl Universidad Leonardo da Vinci

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20463

Palavras-chave:

Competências digitais. Formação docente. Tecnologias educacionais. Ensino remoto. Metodologias ativas.

Resumo

Este estudo abordou as competências necessárias para os professores na utilização de tecnologias digitais em um contexto de hiperconectividade. O problema central investigado foi: Quais são as competências exigidas dos docentes para o uso de tecnologias digitais no cenário atual? O objetivo geral foi analisar essas competências e seu impacto nas práticas pedagógicas no ensino remoto e híbrido. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, baseada em uma revisão de literatura sobre a formação docente e as tecnologias educacionais. O desenvolvimento do estudo evidenciou que, além do domínio técnico das ferramentas digitais, os professores precisam desenvolver habilidades pedagógicas, cognitivas e reflexivas para integrar as tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem. As competências essenciais envolvem a capacidade de utilizar metodologias ativas, promover a colaboração e avaliar o uso das tecnologias no ensino. As considerações finais indicaram que a formação contínua dos professores é fundamental para o sucesso da integração das tecnologias no ensino. Contudo, a pesquisa também apontou a necessidade de estudos futuros para explorar como as competências digitais são desenvolvidas em diferentes contextos e como essas habilidades influenciam o desempenho dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Justina Vieira Sales Sales, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Claudia Rodrigues Muzy Fernandes, IFES

Mestra em Letras Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Elissandra Campos Coelho Mcauchar, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

José Cleidson Bezerra Xavier, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Mariângela de Souza Bellotti, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Monica Ferreira dos Santos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Sônia Beatris Bahri Schwertz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Solange Triunfo Kehl, Universidad Leonardo da Vinci

Doutoranda em Educação. Universidad Leonardo da Vinci.

Downloads

Publicado

2025-07-23

Como Citar

Sales, R. J. V. S., Fernandes, C. R. M., Mcauchar, E. C. C., Xavier, J. C. B., Bellotti, M. de S., Santos, M. F. dos, … Kehl, S. T. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA HIPERCONECTIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2346–2354. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20463