FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA HIPERCONECTIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20463Palavras-chave:
Competências digitais. Formação docente. Tecnologias educacionais. Ensino remoto. Metodologias ativas.Resumo
Este estudo abordou as competências necessárias para os professores na utilização de tecnologias digitais em um contexto de hiperconectividade. O problema central investigado foi: Quais são as competências exigidas dos docentes para o uso de tecnologias digitais no cenário atual? O objetivo geral foi analisar essas competências e seu impacto nas práticas pedagógicas no ensino remoto e híbrido. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, baseada em uma revisão de literatura sobre a formação docente e as tecnologias educacionais. O desenvolvimento do estudo evidenciou que, além do domínio técnico das ferramentas digitais, os professores precisam desenvolver habilidades pedagógicas, cognitivas e reflexivas para integrar as tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem. As competências essenciais envolvem a capacidade de utilizar metodologias ativas, promover a colaboração e avaliar o uso das tecnologias no ensino. As considerações finais indicaram que a formação contínua dos professores é fundamental para o sucesso da integração das tecnologias no ensino. Contudo, a pesquisa também apontou a necessidade de estudos futuros para explorar como as competências digitais são desenvolvidas em diferentes contextos e como essas habilidades influenciam o desempenho dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY