DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO: PERSPECTIVAS DOCENTES E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria dos Remédios da Silva Veni Creator Christian University
  • Maria Luzineide da Silva Andrade Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16178

Palavras-chave:

Ensino remoto. Desafios. Tecnologias digitais. Professores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios e dificuldades enfrentados no contexto da inclusão de tecnologias no cotidiano dos professores da área educacional. Para obter uma compreensão mais aprofundada dos desafios e dificuldades relacionados à educação remota e à integração de tecnologias no dia a dia dos professores, foram realizadas entrevistas com dois docentes que atuam em diferentes áreas na educação básica. Durante as entrevistas, foram feitas perguntas objetivas e subjetivas sobre a formação desses profissionais e as barreiras enfrentadas ao incluir ferramentas digitais no ensino. Os depoimentos revelaram que o uso de tecnologias digitais pode fortalecer o protagonismo dos alunos, facilitar a adoção de metodologias ativas e promover maior engajamento, mas também exige capacitação docente e infraestrutura adequada para ser eficaz. Dessa forma, o investimento em capacitação docente se mostra fundamental para garantir uma educação de qualidade, alinhada aos desafios da atualidade. O avanço das tecnologias está mudando a dinâmica do ensino e da aprendizagem, tornando imperativo que os educadores estejam preparados para utilizá-las de maneira eficaz e eficiente, visando um ambiente educacional mais conectado com as demandas contemporâneas. O equilíbrio entre o uso de tecnologias e práticas tradicionais é essencial para garantir que a inovação traga melhorias concretas ao processo de ensino-aprendizagem das instituições escolares brasileiras.

Biografia do Autor

Maria dos Remédios da Silva, Veni Creator Christian University

Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande/ Centro de Formação de Professores-CFP/ Campus V Cajazeiras-PB. Com especialização em História do semiárido Nordestino pela mesma instituição. Professora efetiva da rede de ensino municipal de Joca Claudino-PB. Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Luzineide da Silva Andrade, Veni Creator Christian University

Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande/ Centro de Formação de Professores-CFP, Campus Cajazeiras-PB. Segunda graduação em Educação Física. Com especialização em Docência do Ensino Superior- Faculdade Cristo Rei. Professora efetiva da rede de ensino municipal de Joca Claudino-PB. Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Professora da Pós-graduação Mestrado e Doutorado pela da  Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2024-10-17

Como Citar

Silva, M. dos R. da, Andrade, M. L. da S., & Santos, M. P. M. dos. (2024). DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO: PERSPECTIVAS DOCENTES E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2907–2919. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16178