EMOÇÕES E APRENDIZAGEM: COMO A NEUROCIÊNCIA ORIENTA ESTRATÉGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20362Palavras-chave:
Neurociência. Educação. Tecnologia digital. Regulação emocional. Aprendizagem.Resumo
Este estudo abordou a relação entre neurociência, educação e tecnologia, com foco na regulação emocional como fator importante no processo de aprendizagem. O problema central investigado foi como os conhecimentos da neurociência podem ser aplicados para orientar o uso de estratégias digitais que favoreçam a regulação emocional e a aprendizagem dos alunos. O objetivo geral foi analisar as contribuições da neurociência para o desenvolvimento de estratégias digitais que promovam a regulação emocional, potencializando o processo de aprendizagem. A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica, analisando artigos, livros e dissertações sobre neurociência, regulação emocional e o uso de tecnologias digitais na educação. O desenvolvimento do estudo indicou que a regulação emocional é essencial para um aprendizado eficaz e que as tecnologias digitais, quando bem aplicadas, podem criar ambientes de aprendizagem inclusivos e regulados. As considerações finais ressaltaram a importância de integrar os achados da neurociência nas práticas pedagógicas mediadas por tecnologia, destacando que, embora os resultados sejam promissores, novos estudos empíricos são necessários para validar e complementar as conclusões obtidas.
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