EMOÇÕES E APRENDIZAGEM: COMO A NEUROCIÊNCIA ORIENTA ESTRATÉGIAS DIGITAIS

Autores

  • Solana Molina Galli UNEATLANTICO
  • Antonio Carlos Victor Amaral Pontíficia Universidade Católica de São Paulo
  • Danusa Luzia Teixeira Chiarelli FICS
  • Lilian de Souza e Silva MUST
  • Luciana Caetano Ferreira Bueno Must University
  • Marcilene Marques Pereira Must University
  • Solange Triunfo Kehl Universidad Leonardo da Vinci
  • Suely Vieira de Oliveira Durão Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20362

Palavras-chave:

Neurociência. Educação. Tecnologia digital. Regulação emocional. Aprendizagem.

Resumo

Este estudo abordou a relação entre neurociência, educação e tecnologia, com foco na regulação emocional como fator importante no processo de aprendizagem. O problema central investigado foi como os conhecimentos da neurociência podem ser aplicados para orientar o uso de estratégias digitais que favoreçam a regulação emocional e a aprendizagem dos alunos. O objetivo geral foi analisar as contribuições da neurociência para o desenvolvimento de estratégias digitais que promovam a regulação emocional, potencializando o processo de aprendizagem. A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica, analisando artigos, livros e dissertações sobre neurociência, regulação emocional e o uso de tecnologias digitais na educação. O desenvolvimento do estudo indicou que a regulação emocional é essencial para um aprendizado eficaz e que as tecnologias digitais, quando bem aplicadas, podem criar ambientes de aprendizagem inclusivos e regulados. As considerações finais ressaltaram a importância de integrar os achados da neurociência nas práticas pedagógicas mediadas por tecnologia, destacando que, embora os resultados sejam promissores, novos estudos empíricos são necessários para validar e complementar as conclusões obtidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solana Molina Galli, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Antonio Carlos Victor Amaral, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em História da Ciência. Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Danusa Luzia Teixeira Chiarelli, FICS

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Lilian de Souza e Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Luciana Caetano Ferreira Bueno, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Marcilene Marques Pereira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Solange Triunfo Kehl, Universidad Leonardo da Vinci

Doutoranda em Educação. Universidad Leonardo da Vinci.

Suely Vieira de Oliveira Durão, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

Galli, S. M., Amaral, A. C. V., Chiarelli, D. L. T., Silva, L. de S. e, Bueno, L. C. F., Pereira, M. M., … Durão, S. V. de O. (2025). EMOÇÕES E APRENDIZAGEM: COMO A NEUROCIÊNCIA ORIENTA ESTRATÉGIAS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1505–1512. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20362